Instrumentos utilizados na avaliação da qualidade de vida de crianças brasileiras.

Revista Paulista De Pediatria

Endereço:
Alameda Santos, 211 - 5° andar, Conj. 501/502/511/512
São Paulo / SP
Site: http://www.spsp.org.br
Telefone: (11) 3284-9809
ISSN: 1030582
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1992
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Medicina

Instrumentos utilizados na avaliação da qualidade de vida de crianças brasileiras.

Ano: 2014 | Volume: 32 | Número: 2
Autores: J. G. Souza, M. A. Pamponet, T.C Souza, A. R. Pereira, A. G. Souza, A. M. Martins
Autor Correspondente: J. G. Souza | [email protected]

Palavras-chave: qualidade de vida; criança; questionários.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

OBJETIVO:
Realizar uma revisão da literatura sobre instrumentos utilizados na avaliação da qualidade de vida de crianças, validados para o português e para a cultura brasileira.
FONTES DE DADOS:
Pesquisaram-se artigos científicos nos portais Medline, Lilacs e SciELO, por meio da combinação dos descritores "qualidade de vida", "criança" e "questionários", além de sua versão em inglês.
SÍNTESE DOS DADOS:
Dentre os instrumentos criados para avaliar a qualidade de vida em crianças e que foram validados para o português e para a cultura brasileira, destacam-se o Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé (AUQEI), o Child Health Questionnaire - Parent Form 50 (CHQ-PF50), o Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQL(tm)) version 4.0 e o Kidscreen-52. Ressalta-se que alguns instrumentos não contemplam todas as idades da infância ou não possuem domínios considerados relevantes atualmente no contexto da infância, como o bullying. Além disso, devido à diversidade cultural do Brasil, podem ser necessárias adaptações dos instrumentos existentes ou validação de outros.
CONCLUSÕES:
Constata-se a existência de instrumentos validados no Brasil passíveis de serem utilizados para aferir a qualidade de vida de crianças. No entanto, considera-se a necessidade de adaptar ou validar outros instrumentos internacionais para suprirem as deficiências existentes.