A música praticada em uma roda de choro está sujeita a elementos informais e variações espontâneas que são consequências diretas e indiretas da interação e da coletividade. No presente texto busco demonstrar como este fazer musical proporciona formas simultâneas de negociação, pormove tomadas instantâneas de decisões e oferece possibilidades singulares de organização. Teoricamente dialogo com autores da área de etnomusicologia que apresentam discussões sobre fazer musical coletivo e suas possíveis relações entre música e sociedade. Posteriormente, apresento dados etnográficos construídos ao longo da minha pesquisa de campo, enfatizando, sobretudo, propostas de negociação, dinâmicas de revezamento, revezamentos entre músicos, e diretrizes para a escolha dos instrumentos que serão tocados.
The music practiced on a roda de choro is subject to direct and indirect consequences of the interaction and the collectivity. In this article, I seek to demonstrate how this music making provides simultaneous forms of negotiation, promotes instant decisions and offers unique possibilities of organization. Theoretically, I dialogue with authors of ethnomusicology who discuss music making and its possible relations between music and society. Later, I present ethnographic data constructed during my fieldwork, emphasizing negotiation proposals, dynamics of alternation between musicians, and guidelines for choosing the instruments that will be played.