Interação reflexiva como paradigma transversal para a criatividade, educação musical e musicoterapia

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Interação reflexiva como paradigma transversal para a criatividade, educação musical e musicoterapia

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Anna Rita Addessi, Luisa Bonfiglioli (Tradução de Rosane Cardoso de Araújo)
Autor Correspondente: Anna Rita Addessi | [email protected]

Palavras-chave: interação reflexiva, projeto MIROR, musicoterapia, educação musical, crianças

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O escopo deste estudo é apresentar o paradigma da "interação reflexiva" criado no contexto dos estudos sobre a interação homem-máquina e utilizado no âmbito do Projeto MIROR- Musical Interaction Relying On Reflection. Através deste projeto, foi construída uma plataforma tecnológica musical para crianças, incluindo atividades de improvisação, criação e movimento corporal, aplicando o paradigma de interação reflexiva no campo da criatividade musical e no campo da criatividade motora infantil. O foco deste texto é destacar o paradigma de interação reflexiva na interseção entre educação musical e musicoterapia, como um quadro teórico efetivo para fortalecer traços comuns a ambas as áreas, tanto do ponto de vista da aplicação teórica quanto da experiência prática.



Resumo Inglês:

The scope of this study is to present the “reflexive interaction” paradigm, created in the context of studies about human and machine interaction, and used within the scope of the MIROR Project - Musical Interaction Relying On Reflection. In this project, a musical technology program was created for children, which included improvising and creative body movement activities, , applying the reflexive interaction paradigm in the field of musical creativity and in the field of children’s motor creativity. The focus of this text is to highlight the reflexive interaction paradigm at the intersection between music education and music therapy as an effective theoretical framework to strengthen traits common to both areas, both from the point of view of theoretical application and practical experience.