Diante da pluralidade teórica e a partir de uma crítica sobre a abrangência do conceito de convergência, elaborou-se uma solução conceitual estruturada em categorias analíticas para o estudo da relação entre televisão e web, contemplando os âmbitos técnico, social e cultural. Neste trabalho, o objetivo é abordar a interatividade como uma dessas categorias, e porque ela atua como pressuposto da convergência, ao mesmo tempo em que se trabalha com as subcategorias de participação e compartilhamento para entender nuances técnicas, sociais e culturais de trocas estabelecidas na produção, circulação e consumo midiáticos da televisão e da web.
In view of the theoretical plurality and based on a critique on the comprehensiveness of the concept of convergence, a conceptual solution was elaborated structured in analytical categories for the study of the relation between television and the web, contemplating the technical, social and cultural spheres. In this work, the objective is to approach interactivity as one of these categories, and because it acts as a presupposition of convergence, while working with the subcategories of participation and sharing to understand technical, social and cultural nuances of exchanges established in production , circulation and consumption of television and the web.
Diante da pluralidade teórica e a partir de uma crítica sobre a abrangência do conceito de convergência, elaborou-se uma solução conceitual estruturada em categorias analíticas para o estudo da relação entre televisão e web, contemplando os âmbitos técnico, social e cultural. Neste trabalho, o objetivo é abordar a interatividade como uma dessas categorias, e porque ela atua como pressuposto da convergência, ao mesmo tempo em que se trabalha com as subcategorias de participação e compartilhamento para entender nuances técnicas, sociais e culturais de trocas estabelecidas na produção, circulação e consumo midiáticos da televisão e da web.