As interconexões da pedagogia crítica de Paulo Freire

Filosofia e Educação

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ISSN: 1984-9605
Editor Chefe: Cesar Apareciddo Nunes
Início Publicação: 07/10/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia

As interconexões da pedagogia crítica de Paulo Freire

Ano: 2018 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Scocuglia, Afonso Celso
Autor Correspondente: Scocuglia, Afonso Celso | [email protected]

Palavras-chave: Educação, Paulo Freire, Ética, Formação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Desde seu início a pedagogia de Paulo Freire se alimenta das suas leituras de base, convergências e conexões com outros pensadores das ciências humanas/sociais e da educação. A partir dos ideais do catolicismo progressista e do nacionalismo-desenvolvimentista das décadas de 1950 e 1960 – presentes em suas obras Educação e atualidade brasileira (1959) e Educação como prática da liberdade (1984a) –, do progressismo marxista – presente de maneira crescente em Pedagogia do oprimido (1984b), Ação Cultural para a liberdade e outros escritos (1984c), Educação e mudança (1979) –, passando pelos “escritos africanos”, entre outros, até seu declarado “pós-modernismo progressista” – presente em Pedagogia da esperança (1996) –, muitos pensadores influenciaram Freire, em menor ou maior grau. Se Karl Jaspers (1958), Maritain (1966) e Lima Vaz et al. (1962), assim como os ideólogos do ISEB e John Dewey (1971), entre outros, marcaram suas ideias expostas inicialmente e até a metade dos anos 1960, Hegel (1966) e o marxismo “superestrutural” marcam a continuidade desenvolvida em Pedagogia do oprimido (1984b). De lá para cá, esta base foi misturada com as convergências e conexões de ideias que vão de Piaget a Gramsci, chegando às possibilidades de complementos, parcerias, extensões temáticas e reinvenções conceituais. Apesar do legado de Paulo Freire resultar dessas leituras, convergências e conexões, seu pensamento-ação nunca se deixou dominar/enjaular por nenhuma escola ou tendência ideológica. Ao contrário, reconhecendo a necessidade fundante de diálogos teóricos permanentes e tecendo uma obra sequiosa de complementações, construiu um pensamento original e crítico que marcou a pedagogia da segunda metade do século XX e, a nosso ver, demonstra uma prospecção atual vigorosa. Portanto, neste trabalho buscamos compreender as bases e as conexões do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire, explicitadas ao longo do seu discurso e colocadas nos seus principais livros publicados no Brasil, percorrendo um itinerário de referências bibliográficas, aproximadamente cronológico, de sua produção escrita.



Resumo Espanhol:

Since the beginning, Paulo Freire’s pedagogy feeds on its basic readings, convergences and connections with other thinkers of the human / social sciences and education. From the ideals of the progressive Catholicism and the developmentalist nationalism of the 1950s and 1960s –present in his works Educação e atualidade brasileira (1959) and Educação como prática da liberdade (1984a) –, of the Marxist progressism –increasingly present in Pedagogia do oprimido (1984b), Ação Cultural para a liberdade e outros escritos (1984c), Educação e mudança (1979) –, passing through the “African writings”, among others, until his declared “progressive postmodernism” –present in Pedagogia da esperança (1996) –, many thinkers influenced Freire, to a lesser or greater extent. If Karl Jaspers (1958), Maritain (1966) and the Lima Vaz et al. (1962), as well as the ideologists of ISEB and John Dewey (1971), among others, marked Freire’s ideas initially and untilthe mid of the 1960s, Hegel (1966) and the “superstructural” Marxism mark the continuity developed in Pedagogia do oprimido (1984b). Since then, this base has been mixed with the convergences and connections of ideas that go from Piaget to Gramsci, reaching the possibilities of complements, partnerships, thematic extensions and conceptual reinventions. although Paulo Freire’s legacy results from these readings, convergences and connections, his ‘thought in action’ has never been dominated/limited by any school or ideological tendency. On the contrary, recognizing the foundational need for permanent theoretical dialogues and weaving a thirsty work for complementations, he constructed an original and critical thought that marked the pedagogy of the second half of the 20th century and, in our view, shows a vigorous current prospection. Therefore, in this work we sought to understand the bases and connections of Paulo Freire’s political-pedagogical thought, explained throughout his discourse and placed in his main books published in Brazil, following an itinerary of bibliographical references, approximately chronological, of his written production.