Interfaces entre Arte e Política: construção, apagamento e desconstrução de memórias imagéticas

Domínios Da Imagem

Endereço:
RODOVIA CELSO GARCIA CID, KM 380
Londrina / PR
Site: http://www.uel.br/cch/his/dominiosdaimagem/
Telefone: (43) 3371-4398
ISSN: 19822766
Editor Chefe: Alberto Gawryszewski
Início Publicação: 31/10/2007
Periodicidade: Semestral

Interfaces entre Arte e Política: construção, apagamento e desconstrução de memórias imagéticas

Ano: 2011 | Volume: 4 | Número: 8
Autores: Milton Genésio de Brito
Autor Correspondente: Milton Genésio de Brito | [email protected]

Palavras-chave: Produção artística; contexto político; Napoleão Bonaparte.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O nosso escopo neste trabalho é debater alguns pontos de conexão na complexa relação entre
produção artística e contexto politico, como dentre outros a ingerência da politica na constituição
de estratégias direcionadas para a construção, o apagamento e a desconstrução de memórias
imagéticas. Neste sentido, delineamos o itinerário de análise através de quadros que têm como
personagem principal Napoleão Bonaparte, elaborados durante a primeira metade do século XIX,
e que enfocam o período em que o corso esteve à frente do governo da França pós-revolucionária.



Resumo Inglês:

To discuss some points of connection in the complex relationship between artistic and political
context, among others as the interference of politics in the establishment of strategies aimed at
the construction, deconstruction and the erasure of memory imagery, is our scope in this paper.
In this sense, the analysis itinerary was defined through of pictures that have the main character
Napoleon Bonaparte, established during the first half of the nineteenth century, focusing on the
period in which the Corsica’s man was the head of the government of post-revolutionary France.