Interfaces entre improvisação e pesquisa artística: Reflexões sobre performance e criação sonora no COLETIVO MEDULA (Brasil)

Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (REBEH)

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ISSN: 2595-3206
Editor Chefe: Bruna Andrade Irineu
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Interfaces entre improvisação e pesquisa artística: Reflexões sobre performance e criação sonora no COLETIVO MEDULA (Brasil)

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Isabel Porto Nogueira, Luciano Zanatta, Carlos Ferreira
Autor Correspondente: Isabel Porto Nogueira | [email protected]

Palavras-chave: Improvisação; Pesquisa artística; Performance; Criação Sonora

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, buscamos tecer considerações a respeito do uso da improvisação como parte de um protocolo de ações para a pesquisa artística que vem sendo desenvolvido pelo Coletivo Medula de Experimentos Sonoros, sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Procedemos então à uma reflexão sobre os diferentes usos e sentidos da improvisação nos trabalhos desenvolvidos ao longo desta trajetória, para logo nos debruçarmos sobre a análise de uma série especifica de sessões realizada pelo grupo. Assim, estas sessões são vistas como aqui como práticas que integram processos criativos continuados, e a análise realizada busca compreender a materialidade do resultado sonoro gerado especificamente no que focamos para este trabalho.



Resumo Inglês:

In this article, we seek to make considerations about the use of improvisation as part of a protocol of actions for artistic research that has been developed by the Coletivo Medula de Experimentos Sonoros, based at the Federal University of Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brazil. We then proceeded to reflect on the different uses and meanings of improvisation in the works developed along this trajectory, and then we will look at the analysis of a specific series of sessions carried out by the group. Thus, these sessions are seen as here as practices that integrate continuous creative processes, and the analysis carried out seeks to understand the materiality of the sound result generated specifically in what we focus on for this work.



Resumo Espanhol:

En este artículo, buscamos hacer consideraciones sobre el uso de la improvisación como parte de un protocolo de acciones para la investigación artística que ha sido desarrollado por el Coletivo Medula de Experimentos Sonoros, con sede en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Luego procedimos a reflexionar sobre los diferentes usos y significados de la improvisación en los trabajos desarrollados a lo largo de esta trayectoria, y luego veremos el análisis de una serie específica de sesiones llevadas a cabo por el grupo. Por lo tanto, estas sesiones se consideran aquí como prácticas que integran procesos creativos continuos, y el análisis llevado a cabo busca comprender la materialidad del resultado sonoro generado específicamente en lo que nos enfocamos para este trabajo.