Interfaces entre teoria da mente, linguagem e faz de conta

Revista Psicologia em Pesquisa

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Telefone: (32) 2102-3103
ISSN: 1982-1247
Editor Chefe: Fatima Caropreso
Início Publicação: 28/02/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Psicologia

Interfaces entre teoria da mente, linguagem e faz de conta

Ano: 2015 | Volume: 9 | Número: 1
Autores: Flávia Fraga Silveira, Marisa Cosenza Rodrigues
Autor Correspondente: Flávia Fraga Silveira | [email protected]

Palavras-chave: filosofia da mente, linguagem, brincar de faz-de-conta, philosophy of mind, language, pretend play

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Gradualmente, as crianças tornam-se capazes de compreenderem os estados mentais próprios e alheios e de expressá-los por meio da linguagem. Neste domínio sociocognitivo, a brincadeira de faz de conta é uma atividade que pode favorecer a atribuição dos estados mentais na infância. O presente artigo pretende discutir algumas interfaces entre teoria da mente, linguagem e faz de conta. A importância da brincadeira de faz de conta e das conversações como recursos para promover o desenvolvimento sociocognitivo é destacada, pois ambas fomentam a atribuição dos estados mentais. Família e escola são apresentadas como contextos de desenvolvimento potenciais para tal estimulação, uma vez que constituem instâncias favorecedoras de conversações, leituras interativas e brincadeiras.



Resumo Inglês:

Gradually, children become able to understand their own and others’ mental states and express them through language. In this socio-cognitive domain, playing at make-believe is an activity that may favor the attribution of mental states in childhood. This article discusses the interfaces among theory of mind, language and make-believe. The importance of playing at make-believe and of conversations as resources to promote socio-cognitive development is highlighted, because both encourage the attribution of mental states. Family and school are presented as potential development contexts for this stimulation, since they constitute favorable instances of conversations, interactive readings and games.