O presente trabalho realiza uma análise da revista Vida Simples, publicada pela Editora Abril, centrando-se na lógica de sua composição editorial. Pretende-se observar como o desenvolvimento mensal do plano estrutural da publicação aciona uma série de processos que configuram significados para a qualidade de vida na sociedade, foco do periódico. Para isso, verifica-se em 96 edições publicadas as lógicas editoriais tanto em uma só edição quanto em um conjunto delas, problematizando a ocorrência de seus conteúdos e a estrutura de suas capas, um dos eixos gráficos da revista. Dos resultados aà obtidos, aponta-se para a percepção sobre a oscilação entre certos temas e cores, movimento que participa da construção de uma globalidade jornalÃstica e, simultaneamente, de uma identidade editorial.
This paper makes an analysis of Vida Simples magazine published by Editora Abril focusing on the logic of its editorial composition. The aim is to observe how the monthly development of the structural plan of this publication triggers a series of processes that shape meanings to the quality of life in society, focus of the magazine. For this, it appears in 96 issues the editorial logics both in one issue and in a set of them, questioning the presence of its contents and the structure of their covers, one of the graphic axis of the magazine. From the results obtained there, we are able to point to the oscillation
between certain themes and colors, a movement that participates in the construction of a journalistic globality and simultaneously of an editorial identity.
Este trabajo dice sobre un análisis de la revista brasileña Vida Simples, publicada por el Editoral Abril. Desde un punto de vista sobre la lógica de la composición editorial de la revista, el objetivo es observar cómo el desarrollo mensual de la estructura de la publicación desencadena una serie de procesos que crean un significado sobre la calidad de vida en la sociedad contemporánea, tema principal de Vida Simples. En 96 números publicados se analisan las lógicas editoriales en una sola edición y en un conjunto de ellas, investigando sobre la presencia y los tipos de sus contenidos y sobre la estructura de sus portadas, eje gráfico de la revista. De los resultados ahà obtenidos, se apunta sobre la oscilación entre temas y colores, movimiento que participa de la construcción de una globalidad periodÃstica y, simultáneamente, de una identidad editorial.