Dentre alguns usos equivocados recorrentes das contribuições teóricas de Weber apresentadas em A ética protestante e o espÃrito do capitalismo, podemos citar: tratar suas interpretações como conhecimento nomotético e não ideográfico, como o pretendido pelo autor; o tratamento dos tipos ideais de capitalismo e das éticas das religiões puritanas, bem como o do catolicismo analisados no livro citado, como se fossem realidades empÃricas, e não construtos conceituais abstratos; a busca da replicação contemporânea da relação, inclusive concebida como monocausal, encontrada entre a ética protestante e o surgimento e o desenvolvimento do capitalismo que surgiu na Inglaterra e Alemanha. Nesse artigo pretendemos apresentar parâmetros para a interpretação de fenômenos religiosos contemporâneos a partir das contribuições teórico-metodológicas de Weber, chamando a atenção para equÃvocos comuns ligados ao entendimento inadequado da proposta epistemológica weberiana apresentada e exercitada no livro citado. Fazemos isso seguindo a estrutura básica de um ensaio, no qual apresentamos uma leitura crÃtica da análise apresentada na pesquisa intitulada Novo Mapa das Religiões (NERI, 2011).
This article aims to provide parameters for the interpretation of contemporary religious phenomena from the theoretical and methodological contributions of Weber, drawing attention to common misconceptions related to inadequate understanding of his theoretical and epistemological proposals presented in The protestant ethic and the spirit of capitalism. Among some of the recurring misuses of the theoretical contributions made by Weber are: a) the treatment of his interpretations as nomothetic knowledge rather than ideographic, as intended by the author; b) the treatment of ideal types of the capitalism, of the puritan religious beliefs, and of the Catholicism as if they were empirical realities and not abstract constructs; c) the search for the contemporary replication of the relationship between the Protestant ethic and the emergence and development of Capitalism in England and in Germany. In short, this essay presents a critical reading of the analysis presented in the research titled New map of religions (NERI, 2011).