Os games on-line são estudados na atualidade como mídias interativas complexas. Neste artigo compreendemos os games on-line como resultados das relações entre a cultura midiática, cibercultura e gamecultura. Propomos demonstrar que sua finalidade está na socialização dos jogadores, nos “outros”, na solidariedade dos objetivos, na criação de relacionamentos cibernéticos dentro do game. O game on-line Ragnarök é analisado como produto midiático, verificando-se as práticas sociais existentes em seu mundo virtual, bem como sua função de mediador social, na conscientização da problemática sócio-ambiental. Destacamos também alguns conceitos que dão origem à categoria dos games on-line como o Ragnarök, o MMORPG.
The online games are studied in the present complex and interactive media. In this article understand the games online as a result of the relationship between culture media, cyberculture and gameculture. We demonstrate that its purpose is the socialization of the players in “other” in the solidarity of the goals, the creation of cyber relationships within the game. The online game Ragnarök is considered as product media, there are social practices existing in their virtual world, and its function of social mediator in the awareness of the socio-environmental problem. We also some concepts that give birth to the category of games on line as the Ragnarök, the MMORPG.