Resumo Português:
Este trabalho tem como objetivo discutir as complexas relações intertextuais
que se estabelecem entre a poesia do heterônimo pessoano, Ricardo Reis, o mais
clássico, e o romance de José Saramago, O ano da morte de Ricardo Reis (1984),
romance no qual vários gêneros do discurso são articulados. Nesta obra, Saramago
ficcionaliza o autor Fernando Pessoa e o heterônimo poeta Ricardo Reis, para conduzir
um romance sobre o universo da criação literária e as possibilidades de elaboração
romanesca. A recriação dos poetas no domínio do romance nos suscita questões
referentes aos diversos modos de incorporação de elementos da poesia lírica ao
romance. Baseando-nos na teoria do dialogismo, de Bakhtin (2015), que também
orienta este trabalho quanto à análise do gênero romance, e da intertextualidade, de
Kristeva (1984), além de textos da fortuna crítica de Fernando Pessoa e de Saramago.
Na obra, o procedimento técnico da citação, alusão e estilização do texto poético é
incorporado ao texto romanesco, mobilizando recursos de distintos gêneros, revelando
o caráter dialógico e enciclopédico do romance, destacado por Bakhtin, que pensa este
gênero como aquele que se faz a partir da absorção e reelaboração de elementos de
distintos gêneros que o precedem. A escolha do heterônimo pessoano é bastante
significativa, na medida em que este já se constitui como personagem que tem uma
existência a partir da sua produção poética, como uma ficção autoral, que agora é
transportada para o espaço ficcional por excelência: o romance.
Resumo Inglês:
This work aims to discuss the complex intertextual relations between the
poetry of Ricardo Reis, one of the most classic heteronyms of Fernando Pessoa, and the
novel O ano da morte de Ricardo Reis (1984), by José Saramago, a novel in which
several genres of discourse are articulated. In this work, Saramago fictionalizes
Fernando Pessoa and his heteronymous poet, Ricardo Reis, to make a novel about the
universe of literary creation and the possibilities of novel elaboration. The re-creation
of the poets in the domain of the novel raises us questions about the various ways of
incorporating elements of lyrical poetry into the novel. We are based on Bakhtin's
theory of dialogism, which also guides this work in the analysis of the novel as a genre,
Kristeva's theory of intertextuality, and texts of the critical fortune of Fernando Pessoa
and Saramago. In the work, the technical procedure of citation, allusion and stylization
of the poetic text is incorporated into the text of the novel, mobilizing resources of
different genres, revealing the dialogical and encyclopedic character of the novel,
highlighted by Bakhtin, who thinks this genre as the one that is made from the
absorption and re-elaboration of elements of the different genres that precede it. The
choice of this heteronymous of Pessoa is quite significant, since it already constitutes a character that has an existence from its poetic production, as an authorial fiction, which is then transposed to the fictional space par excellence: the novel.