Este texto consiste na análise dos aspectos intertextuais presentes no Lento (Assai) da Sinfonia n. 8 de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), composta em 1950. É observado de que forma essas relações intertextuais incidem, apresentando as influências musicais exercidas no compositor, compreendendo o contexto em que o mesmo estava inserido, observando com quais compositores Villa-Lobos dialogava e de que forma isso ocorria. O fenômeno intertextual na música é abordado através da análise tradicional conexa com conceitos intertextuais, apresentados em categorias. Estas categorias englobam elementos gestuais, motívicos e estilizações. Os elementos relacionados às estilizações, em especial da música popular brasileira, serão discutidos através das tópicas musicais.
This text consists of the analysis of intertextual aspects present in the Lento (Assai) of Symphony n. 8 by Heitor Villa- -Lobos (1887-1959), composed in 1950. A discussion about the effect of intertextual relations is presented, including the composer’s musical influences, contexts, other composers with whom Villa-Lobos converses, and the way in which this happens. The intertextual phenomenon in music is approached through traditional analysis related to intertextual concepts, presented in categories. These categories include gestural, motivic and stylized. The elements related to stylization, especially in regards to Brazilian popular music, will be discussed through musical topics.