A Invenção de Territorialidades Subversivas a partir das Performances Feministas de Tania Bruguera, Martha Araújo e do coletivo Polvo de Gallina Negra

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A Invenção de Territorialidades Subversivas a partir das Performances Feministas de Tania Bruguera, Martha Araújo e do coletivo Polvo de Gallina Negra

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 38
Autores: Amanda Marques, Christine Greiner
Autor Correspondente: Amanda Marques | [email protected]

Palavras-chave: Performance, feminismo, artistas latino-americanas, territorialidades, corpo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Há uma diferença entre considerar performances como ocorrências que acontecem em um local e reconhece-las como acionadoras de territorialidades. A proposta desta pesquisa foi analisar experiências performativas concebidas em Cuba, Brasil e México que instauraram debates feministas através da subversão de territorialidades dadas a priori e suas relações de poder. O objetivo foi borrar dicotomias hierárquicas entre espaços público e privado, artista e espectador, cena e manifesto político, individualidade e coletividade.



Resumo Inglês:

There is a difference between considering performances as occurrences that happen in one place and recognizing them as triggers of territorialities. The purpose of this research was to analyze performative experiences conceived in Cuba, Brazil and Mexico that established feminist debates through the subversion of territorialities given a priori and their power relations. The objective was to blur hierarchical dichotomies between public and private spaces, artist and spectator, scene and political manifesto, individuality and collectivity.



Resumo Espanhol:

Hay una diferencia entre considerar las actuaciones como ocurrencias que suceden en un lugar y reconocerlas como impulsoras de territorialidades. El propósito de esta investigación fue analizar experiencias performativas concebidas en Cuba, Brasil y México que instigaron debates feministas a través de la subversión de las territorialidades a priori y sus relaciones de poder. El objetivo era difuminar las dicotomías jerárquicas entre espacios públicos y privados, artista y espectador, escena y manifiesto político, individualidad y colectividad.