Invenções do espaço-tempo: imaginários, narrativas e cabarés do sul do mundo

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Invenções do espaço-tempo: imaginários, narrativas e cabarés do sul do mundo

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 45
Autores: Patricia Fagundes
Autor Correspondente: Patricia Fagundes | [email protected]

Palavras-chave: espaço-tempo, cabaré, artes cênicas, imaginários, sul do mundo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo aborda relações entre espaço cênico e espaço social através da reflexão sobre duas experiências artísticas, em diálogo com conceitos de diferentes autores(as), de diferentes áreas do conhecimento. As experiências aqui enfocadas compreendem, além da montagem de Cidade Proibida, da Cia Rústica de Porto Alegre, um campo mais difuso de experiências e fazeres, que identificamos como “cabarés do sul mundo”. A intenção deste trabalho é reconhecer e destacar saberes e práticas de pequenas produções no contexto das Artes Cênicas do sul do mundo, que com frequência se estruturam em construções compartilhadas, as quais subvertem a precariedade imposta pelo neoliberalismo vigente e inventam outros espaços-tempos em suas frestas. São os fazeres coletivos, corpóreos e festivos, que colapsam binarismos e podem inspirar imaginários e narrativas que anunciem futuros renovados.



Resumo Inglês:

The article addresses relationships between scenic and social space through the reflection on two artistic experiences, in dialogue with concepts from different authors and fields of knowledge. The focused experiences include the staging of Cidade Proibida, by Cia Rústica from Porto Alegre, and a more diffuse field of experiences and practices that we identify as " cabarets of South world ". The intention is to recognize and highlight knowledge and practices of small productions in the context of scenic arts from the South of the world, which are often structured in shared constructions that subvert the imposed precariousness and invent other spaces-time in the gaps of the prevailing neoliberalism. Collective, corporeal and festive performances that collapse binarism’s and can inspire imaginaries and narratives that announce renewed futures.



Resumo Espanhol:

El artículo aborda las relaciones entre el espacio escénico y el espacio social a través de la reflexión sobre dos experiencias artísticas, en diálogo con conceptos de diferentes autores y campos del conocimiento. Las experiencias enfocadas incluyen la puesta em escena de Ciudad Prohibida, de la Cía. Rústica de Porto Alegre, y un campo más difuso de experiencias y haceres que identificamos como "cabarets del sur del mundo". La intención es reconocer y resaltar conocimientos y prácticas de pequeñas producciones en el contexto de las artes escénicas del sur del mundo, que a menudo se estructuran en construcciones compartidas que subvierten la precariedad impuesta e inventan otros espacios-tiempo en las brechas del neoliberalismo vigente. Acciones colectivas, corporales y festivas que colapsan binarismos y pueden inspirar imaginarios y narrativas que anuncian futuros renovados.