Invertendo a ordem geracional: a relação das crianças da zona rural de Orobó (PE) com as novas TIC’s

DESIDADES

Endereço:
Av Pasteur, 500 - Urca
Rio de Janeiro / RJ
22290-902
Site: http://www.desidades.ufrj.br
Telefone: (21) 2295-3208
ISSN: 23189282
Editor Chefe: Lúcia Rabello de Castro
Início Publicação: 31/12/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

Invertendo a ordem geracional: a relação das crianças da zona rural de Orobó (PE) com as novas TIC’s

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 20
Autores: P.O. Santos, M.A. Paulo
Autor Correspondente: P.O. Santos | [email protected]

Palavras-chave: crianças, geração, zona rural, novas TIC’s.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho, desdobramentos de pesquisas sobre a infância rural na cidade de Orobó (PE), objetiva discutir um fenômeno relativamente recente na região e que nos tem chamado a atenção: o crescente uso do acesso à internet pelas crianças da zona rural e uma inversão da ordem geracional, através da qual as crianças ensinam aos adultos a como fazer uso das novas TIC’s, contribuindo para um processo de subversão da ordem do processo de transmissão do conhecimento no mundo rural. Nesse cenário, destacamos, sobretudo, o acesso à internet por meio do smartphone, ganhando destaque a relação com as redes sociais como o whatsapp e o youtube. Metodologicamente, o trabalho se enquadra numa perspectiva qualitativa, na qual a etnografia foi a base para o desenvolvimento da pesquisa atrelada ao uso da observação participante.



Resumo Espanhol:

El presente trabajo, proveniente de investigaciones sobre la infancia rural en la ciudad de Orobó (PE), Brasil. Tiene como objetivo discutir un fenómeno relativamente reciente en la región y que nos ha llamado la atención, el creciente uso del acceso a Internet por los niños de la zona rural y una inversión del orden generacional donde los niños enseñan a los adultos a cómo hacer uso de las nuevas TIC, contribuyendo a un proceso de subversión del orden del proceso de transmisión del conocimiento en el mundo rural. En este escenario, si destacamos, sobre todo, el acceso a internet a través del smartphone, destáquese hace significativa la relación con las redes sociales del whatsapp y el youtube. Metodológicamente el trabajo se encuadra en una perspectiva cualitativa, donde la etnografía fue la base para el desarrollo de la investigación vinculada al uso de la observación participante.