Este texto propõe uma reflexão e uma defesa acerca do papel da encenadora brasileira no século XX e XXI e da necessidade urgente de inseri-la na história do teatro. Aborda questões sobre o feminismo no teatro, problematiza as visões de encenação e analisa brevemente a trajetória das seguintes diretoras brasileiras: Bibi Ferreira, Dulcina de Morais, Henriette Morrineau, Lúcia Coelho, Bia Lessa, Maria Thais, Daniela Thomas, Cibele Forjaz e Christiane Jatahy. O objetivo é discutir como essas diretoras assumiram, para além da função da encenação, diversas atividades tais como atuação, gestão, pesquisa, direção visual, e sobretudo a tarefa de construção de uma poética da encenação brasileira.
This text proposes a reflection and a defense about the role of the Brazilian director in the XX and XXI century and the urgent need to insert it in the history of theater. She addresses issues about feminism in theater, problematizes the visions of staging, and briefly analyzes the trajectory of the following Brazilian directors: Bibi Ferreira, Dulcina de Morais, Henriette Morrineau, Lúcia Coelho, Bia Lessa, Maria Thais, Daniela Thomas, Cibele Forjaz and Christiane Jatahy. The objective is to discuss how these directors have assumed, besides the role of staging, various activities such as acting, management, research, visual direction, and above all the task of constructing a poetics of Brazilian staging.