Invisible Sounds for Calvino's Invisible Cities

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Invisible Sounds for Calvino's Invisible Cities

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Jônatas Manzolli, Helena Marinho
Autor Correspondente: Jônatas Manzolli | [email protected]

Palavras-chave: artistic research; composition; fortepiano; invisible cities

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Inspirados no romance Le città invisi-bili (1972), de ItaloCalvino, que apresenta a descrição de Marco Polo de várias cidades invisíveis e fictícias, os autoresembarcaram numa viagem imaginária para criar sons invisíveis com a sutileza do pianoforte. Num processo semelhante ao romance de Calvino, o artigo apresenta a troca de ideias entre o compositor e a intérprete, separados fisicamente, no Brasil e em Portugal, comunicando-se através de videoconferências e e-mails. À medida que o processo evoluiu, aspectos técnicos do pianoforte e seus sons peculiares foram entrelaçados com os ajustes na escrita criativa do compositor. A estrutura combinatória da obra de Calvino ancorou a troca de materiais musicais entre os quatro movimentos da obra. Este projeto de pesquisa artística teve início em abril de 2014 e culminou na gravação de Sons Invisíveis, incluída no CD Música Nova para Instrumentos Antigos II em 2016. Para descrever esse processo, este artigo aborda procedimentos de composição para instrumentos históricos, particularmente o pianoforte, a natureza combinatória da escrita de Calvino e a sua estrutura correspondente na obra musical final, expressando o caráter inefável da obra-prima de Calvino por meio de sons invisíveis.



Resumo Inglês:

Inspired by Italo Calvino’s novel Le città invisibili (1972), which presents Marco Polo’s description of several invisible and fictional cities, the authors embarked on an imaginary journey to create invisible sounds with the subtlety of the fortepiano. In a process akin to Calvino’s novel, the article presents the exchange of ideas between the composer and the performer, physically separated, in Brazil and Portugal, communicating through video conferences and e-mails. As the process evolved, technical aspects of the fortepiano and its peculiar sounds were intertwined with adjustments to the composer’s creative writing. The combinatorial structure of Calvino’s artwork anchored the exchange of musical materials between the work’s movements. This artistic-research project began in April 2014, and led to the recording of Sons Invisíveis (Invisible Sounds), included in the CD New Music for Old Instruments II in 2016. In order to describe this process, this article addresses procedures of composition for historical instruments, particularly the fortepiano, the combinatorial nature of Calvino’s writing and its corresponding structure in the work, and its final organization, expressing the ineffable character of Calvino’s masterpiece through invisible sounds.