A ironia e a não ficção

Signo

Endereço:
Av. Independência, 2293
Santa Cruz do Sul / RS
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo
Telefone: (51) 3717-7322
ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

A ironia e a não ficção

Ano: 2012 | Volume: 37 | Número: 62
Autores: Ricardo Luís Düren, Eunice Piazza Gai
Autor Correspondente: Eunice Piazza Gai | [email protected]

Palavras-chave: Ironia, peripécia, não ficção, imprensa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto em questão é um ensaio, no qual se discorre sobre a presença da
ironia de eventos em incidentes não ficcionais relatados pela imprensa,
abordando-se também o interesse que tais narrativas despertam no público leitor.
Tomando como exemplo a tragédia de Édipo, o ensaio inicialmente apresenta o
conceito de peripécia, termo citado na Poética, de Aristóteles, para designar a
transformação de uma determinada situação em seu extremo oposto – onde uma
ação bem intencionada, por exemplo, acaba resultando em desgraça, onde o que
deveria ser bom se transforma em algo muito ruim. A seguir, argumenta que a
peripécia, apesar de empregada por Aristóteles para conceituar um fenômeno
presente na narrativa literária, não está restrita à ficção. O ensaio invoca eventos
não ficcionais, narrados pela imprensa, nos quais pessoas reais sucumbem
vítimas de incidentes que bem poderiam ser comparados a peripécias. Um destes
eventos citados é a morte do deputado estadual Euclydes Kliemann, assassinado
em 1963 em decorrência de posturas que tinham, obviamente, objetivos bem
diferentes do trágico desfecho a que se chegou. No decorrer deste ensaio, é
apresentando o termo ironia de eventos, também empregado para conceituar
situações onde determinada ação atrai um resultado oposto ao previsto pelo
agente. Após demonstrar a existência de peripécias não ficcionais, o ensaio
passa a divagar sobre os motivos pelos quais tais narrativas despertam grande
interesse no público, inclusive entre leitores sem interesse pela literatura. Cita
autores para os quais o gosto pelo relato da tragédia alheia é inerente ao ser
humano, mas observa que enredos dotados de peripécias vão além da mera
narrativa da desgraça do outro. Conclui que, dentre os motivos de tamanho
interesse, possivelmente está a constatação, por parte do leitor, de que qualquer
indivíduo pode ser vítima de uma “ironia do destino” – inclusive ele próprio.



Resumo Inglês:

The text in question is an essay in which he discusses the presence of the
irony of events in fictional incidents not reported by the press, addressing also the
interest that such stories arouse in readers. Taking the example of the tragedy of
Oedipus, the test initially introduced the concept of peripeteia, a term mentioned in
the Poetics, Aristotle, to denote the transformation of a given situation in its
extreme - an action which well-meaning, for example, eventually resulting in doom,
where it should be good turns into something very bad. The following argues that
the mishap, though employed by Aristotle to conceptualize a phenomenon present
in literary narrative, is not restricted to fiction. The test relies on non-fictional
events, narrated by the press, in which real people succumb to victims of incidents
that might well be compared to incidents. One such event is referred to the death
of state assemblyman Euclydes Kliemann, assassinated in 1963 due to positions
that were obviously very different goals of the tragic outcome that was reached.
Throughout this essay, is presenting the term irony of events, also used to
conceptualize situations where a particular action attracts the opposite result to
that provided by the agent. After demonstrating the existence of non-fiction
adventures, the test begins to wonder about the reasons why these narratives are
interesting in public, even among readers with no interest in literature. Cites
authors for whom the taste for the account of the tragedy of others is inherent in
human beings, but notes that plots equipped with adventures beyond the mere
narrative of another's misfortune. We conclude that among the reasons for such
interest, is possibly the finding, by the reader, that anyone can fall victim to an
"irony of fate" - including himself.