O presente artigo dialoga com múltiplas áreas do conhecimento em uma abordagem transdisciplinar, incluindo o Design, a Música, a Luteria, a Cultura Material. Esta pesquisa tem como objetivo entender alguns dos processos que levam à construção de instrumentos musicais e como estes artefatos incorporam e emanam significados. O Método escolhido foi o da revisão bibliográfica e da História Oral, por meio de entrevistas semi estruturadas. Como exemplo, apresenta-se o caso do artífice Ivan Boiko, que influenciado por elementos tanto de sua cultura natal ucraniana, como da brasileira, passou a construir banduras utilizando materiais e ferramentas locais, desenvolvendo assim projetos e conceitos próprios, incorporados ao longo de muita experimentação. Como resultado o artigo aponta para uma busca das trajetórias dos artefatos, como uma ferramenta de análise e observação, que deve passar também pela trajetória (de vida e laborais) de seus artífices construtores. Observar a trajetória de Ivan Boiko e da Bandura, pode servir como contextualização de elementos culturais que influenciam a criação, produção e significação da cultural material. Espera-se assim, compreender melhor a complexidade de elementos que podem influenciar direta ou indiretamente a construção de um artefato.
The present paper dialogues with multiple areas of knowledge in a transdisciplinary approach. It includes the disciplinary areas of the Design, the Music, the Lutherie, and the Material Culture. This research aims to understand some of the processes that lead to the construction of musical instruments and how these artifacts incorporate and emanate meaning. The method chosen was that of bibliographic review and oral history, through semi-structured interviews. As an example, the case study of the craftsman Ivan Boiko was selected. His work was influenced by elements of both his native Ukrainian culture and
Brazilian culture, where he started building the musical instrument called Bandura using local materials and tools, thus developing his own projects and concepts, incorporated through experimentation over a long period of time. As a result, the article points to the artifact`s trajectories, as a tool for the analysis and observation, which must also go through the trajectory (of life and work) of its builders. Observing the trajectory of Ivan Boiko and the Bandura, may serve as contextualization of the cultural processes and elements that influence the creation, production and significance of Material Culture. It is hoped, therefore, to better understand the complexity of elements that can directly or indirectly influence the construction of an artifact.