A janela de Carolina e o espelho de Lindoneia: duas antimusas de um mundo que se desagrega

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A janela de Carolina e o espelho de Lindoneia: duas antimusas de um mundo que se desagrega

Ano: 2018 | Volume: 20 | Número: 37
Autores: Marcos Napolitano
Autor Correspondente: Marcos Napolitano | [email protected]

Palavras-chave: “Carolina”; “Lin-doneia”; dilemas da modernização brasileira.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo visa analisar, a partir de uma perspectiva histórica, duas can-ções dos anos 60: “Carolina” (Chico Buarque, 1967) e “Lindoneia” (Caetano Veloso e Gilberto Gil, 1968). Sob uma ótica intertextual e contrapontística, sugerimos que a análise das duas composições, principalmente das suas letras (mas também de alguns aspectos musicais), revela uma configuração histórica tensa, retrato dos dilemas da modernização brasileira, potencializa-dos pelo golpe militar de 1964.



Resumo Inglês:

This article focuses two Brazilian songs: “Carolina” (Chico Buarque, 1967) e “Lindoneia” (Caetano Veloso/Gilberto Gil, 1968). From an intertextual and counter-pointistic point of view, we suggest that these songs (their lyrics, but also a few of their musical aspects) reveal a tense histori-cal context, a portrait of Brazilian political and cultural conservative modernization after the 1964 coup.