Propomos, no artigo, uma leitura crítica e imaginativa da arte do músico carioca Jards Macalé, a partir de duas categorias analíticas principais: samba intempestivo e a figura do malandro melancólico. Na investigação de alguns de seus álbuns, percebemos a presença do samba como uma lente para a observação da realidade brasileira e, indo além, o samba também retomado como procedimento inventivo de abertura de outros mundos possíveis. Nesse sentido, o que o samba intempestivo de Macalé parece nos apontar é a exposição de nossas feridas abertas pelo processo de colonização, ao mesmo tempo em que se afirma como voz inventiva, potente e provocadora para a transformação de nossa realidade brasileira. Como passo final, apresentamos a figura do malandro melancólico como um personagem que assombra o samba intempestivo do músico e pode ser aproximado com exu, orixá das estradas e da comunicação, aquele que confunde as visões duais e moralistas.
In the article, we propose a critical and imaginative reading of the art of the musician from Rio de Janeiro, Jards Macalé, basedon two main analytical categories: untimely samba and a figure of the ‘malandro melancólico’. In the investigation of some of his albums, we were able to perceive the presence of samba in his work as a lens for the observation of Brazilian reality and, going further, samba is also taken up as an inventive procedure for opening up other possible worlds. In this sense, what Macalé's untimely samba seems to point out to us is the exposure of our wounds opened by the colonization process, while at the same time asserting itself as an inventive, powerful and provocative voice for the transformation of our Brazilian reality. As a final step, we present a figure of the melancholic trickster as a character that haunts the musician's untimely samba and can be approached with exu, orixá of roads and communication, one who confuses dual and moralistic views.
En el artículo proponemos una lectura crítica e imaginativa del arte del músico carioca Jards Macalé, a partir de dos grandes categorías analíticas: el samba intempestivo y la figura del “malandro” melancólico. En la investigación de algunos de sus álbumes, percibimos la presencia de el samba en su obra como lente para la observación de la realidad brasileña y, más allá, el samba también se retomó como un procedimiento inventivo para abrir otros mundos posibles. En este sentido, lo que parece señalarnos el samba intempestivo de Macalé es la exposición de nuestras heridas abiertas por el proceso de colonización, mientras que al mismo tiempo se afirma como una voz inventiva, poderosa y provocadora para la transformación de nuestra realidad brasileña. Como paso final, presentamos la figura del “malandro” melancólico como un personaje que acecha el samba intempestivo del músico y se puede abordar con exu, orixá de caminos y comunicación, uno que confunde puntos de vista duales y moralistas.