A leitura e a interpretação de uma obra nunca serão suficientes para explicá-la e tampouco poderão mitigar as controvérsias suscitadas com o seu surgimento ou mesmo negligenciá-las. Nesse sentido, lançar um olhar interessado para a construção do (samba) enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira 2020 abre-nos a um campo teórico discursivo sobre o qual refluem distintos elementos, fazendo emergir um espaço rico de enunciação e de interlocução teoliterária. Assim, se uma leitura realista se aproximaria para ver melhor, a poética textual que queremos privilegiar, aqui, distancia-se para poder aproximar-se mais. Concluímos, portanto, que “A verdade vos fará livre”, proposta por Leandro Vieira, transcende tanto a construção histórica nela representada como ainda a compreensão desse mesmo funcionamento. Afinal, ainda que advindo de uma história e de uma sociedade, o Jesus da gente cumpre bem sua missão, articulando e escapando aos limites da história e da sociedade que o originaram, independentemente da opinião crítica dos seus sucessivos leitores-espectadores-ouvintes.
The reading and interpretation of a work will never be enough to explain it, nor can they mitigate the controversies raised with its appearance or even neglect them. In this sense, taking an interested look at the construction of the (samba) plot of Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira 2020 opens us to a theoretical discursive field on which different elements reflect, giving rise to a rich space of enunciation and Theo-literary dialogue. Thus, if a realistic reading would come closer to see better, the textual poetics that we want to privilege, here, distances itself in order to be able to get closer. We conclude, therefore, that “The truth will make you free”, proposed by Leandro Vieira, transcends both the historical construction represented in it and the understanding of that same functioning. After all, although coming from a history and a society, the Jesus of the people fulfills his mission well, articulating and escaping the limits of the history and society that originated him, regardless of the critical opinion of his successive readers-spectators-listeners.