Neste artigo será discutida, a definição de jingle polÃtico-eleitoral e resgatada a história inicial desta
peça de campanha em nosso paÃs. As relações entre música e polÃtica no Brasil são mais antigas que a
própria república e se já aparecem na composição de nosso primeiro hino nacional, hoje hino da
independência, na pareceria Evaristo da Veiga e D. Pedro I. Esta relação, polÃtica e música, passou
pela música de escárnio e a paródia polÃtica que foram as raÃzes dos jingles polÃticos-eleitorais que
perduram até hoje. Tratamos aqui de rever partes importantes deste trajeto e também analisar uma
amostra de 211 jingles, das eleições 2006, mapeando e discutindo suas principais caracterÃsticas
privilegiando os aspectos musicais e retóricos persuasivos.
In this article it will be discussed the definition of political-election jingle and rescued the initial
history of this piece of campaign in our country. The relations between music e politics in Brazil are
older then the republic and it already appears on the composition of our first national anthem, today
independence anthem, in a partnership of Evaristo da Veiga e D. Pedro I. This relation, politics and
music, have been through ironic music and political parody which have been the roots of politicalelection
jingles that last until the present days. We will treat here to review important parts of this
directions and also analyze a sample of 211 jingles, mapping and discussing their main characteristics
, giving the privilege to musical aspects and persuasive rhetoric.