João Cândido e a Revolta da Chibata: disputas e memórias

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

João Cândido e a Revolta da Chibata: disputas e memórias

Ano: 2014 | Volume: 16 | Número: 29
Autores: Claudio Barbosa de Sousa
Autor Correspondente: Claudio Barbosa de Sousa | [email protected]

Palavras-chave: Revolta da Chibata; João Cândido; disputas de memórias.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Revolta da Chibata eclodiu no Rio de Janeiro, em 1910, nas fileiras da Marinha brasileira. Entre seus alvos figuravam o fim dos castigos corporais infligidos aos marujos e a obtenção de melhores soldos. Esse episódio marcante da Primeira República se converteu, sob vários aspectos, num palco de disputas de memórias diversas, quando não inteiramente conflitantes. Neste artigo se procura lançar uma ponte entre ela e seus ecos na área cultural. Dentre outras opções possíveis, privilegiam-se, aqui, num primeiro momento, os sons da revolta na música popular. Na sequência, o tema é recolocado ao se enveredar pela relação estabelecida entre o líder dos marinheiros, João Cândido e a estatuária. Por último, a questão é repensada nas tramas da recriação de um romance.



Resumo Inglês:

The Revolt of the Lash broke out in Rio de Janeiro in 1910 in theranks of the Brazilian navy. Its goalsincluded theend of corporal punishment inflicted on sailors and better pay. This remarkable episode of the First Republic became, in many ways, a stage where several memories are in dispute, if not entirely conflicting. This article seeks to build a bridge between the Revolt of the Lash and its echoes through the cultural area. Choosing among different possible options, we first approach its sounds in popular music. Then we reframe this topic from the angle of the relationship between the leader of the sailors, João Cândido, and statuary. Finally, the issue is reconsidered in the framework of plots for recreating a novel.