João Cabral de Melo Neto: O lirismo de um “Poeta sem Alma”

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Editor Chefe: Comissão Editorial
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

João Cabral de Melo Neto: O lirismo de um “Poeta sem Alma”

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 12
Autores: Robson Deon, Marcos Hidemi de Lima
Autor Correspondente: R. Deon, M. H. Lima | [email protected]

Palavras-chave: lirismo, João Cabral de Melo Neto, Forte de Orange Itamaracá, símbolo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

João Cabral de Melo Neto, poeta modernista da Geração de 45, é considerado um antilírico por excelência. Seu projeto poético é orientado por uma estética baseada na objetividade, na concretude e na racionalidade, de modo que sua poesia é essencialmente enraizada na realidade exterior. Porém, contestando a crítica e as análises convencionais sobre ele, este trabalho, baseado na análise do poema "Forte de Orange, Itamaracá", pretende lê-lo sob outro prisma, talvez insuspeito, mas, sem dúvida, surpreendente: pela via simbólica de análise e interpretação, visa-se revelar (desvendar, desvelar) o lirismo singular do poeta recifense, um lirismo sui generis na poesia brasileira. Para isso, a análise é suportada teoricamente por Antonio Carlos Secchin (2007), Marta Peixoto (1983), Tzvetan Todorov (1979), Mario Ferreira dos Santos (1959; 2000), e outros. No limiar entre o lírico e o antilírico, sua poesia é plurivalente: carregada de tensões e sentidos, ela transita por esses dois planos da linguagem poética.



Resumo Inglês:

João Cabral de Melo Neto, modernist poet of Generation of ‘45, is considered an anti-lyric poet par excellence. His poetic project is oriented by an aesthetic based on the objectivity, concreteness and rationality, so that his poetry is essentially rooted in the exterior reality. However, this work intends to contest the criticism and the conventional analyses about him, based on the analysis of poem "Forte de Orange, Itamaracá", in order to reveal another prism, perhaps unsuspected, but certainly surprising. Througha symbolic way of analysis and interpretations, it aims to reveal (to uncover, to unveil) the singular lyricism of this recifense poet, a sui generis lyricism in the Brazilian poetry. For this, the analysis is theoretically supported by Antonio Carlos Secchin (2007), Marta Peixoto (1983), Tzvetan Todorov (1979), Mario Ferreira dos Santos (1959; 2000), among others. On the threshold between the lyricism and anti-lyricism, João Cabral de Melo Neto’s poetry is multi-semantic: loaded with tensions and senses, as it transits through these two fields of poetic language.