O estudo teve como objetivo analisar a opinião de profissionais quanto às potencialidades de um jogo de
empresas dinamizado por um simulador organizacional para a gestão de projetos na formação de competências.
A pesquisa de cunho descritivo foi realizada por meio de um levantamento de opinião com 21 profissionais da
área de projetos de uma multinacional do setor automobilÃstico. O instrumento de coleta de dados foi baseado
nos estudos de Carvalho e Rabechini Jr (2006) que analisaram as habilidades relevantes em gestão de projetos
sob três aspectos: o gestor, a equipe e o contexto da organização para o desenvolvimento de projetos. No
que se refere a abordagem do tratamento dos dados, o estudo utilizou-se de uma abordagem quantitativa. As
opiniões dos profissionais revelaram a existência de distintas impressões quanto às contribuições da atividade
vivencial na formação de competências. Foi possÃvel perceber que as caracterÃsticas dos grupos de profissionais
de acordo com o perfil associado a experiência e cargo, determina uma avaliação diferente. De forma geral, os
participantes indicaram que a atividade dinamizada pelo jogo de empresas promove contribuições na formação
de competências em projetos.
The study analyzed the opinion of professionals about the potential of a business game spurred by an
organizational simulator for project management skills training. The descriptive research was conducted
through a survey with 21 professionals projects of a multinational automotive industry. The relevant skills were
analyzed in project management from three aspects: the manager, the staff and the organization’s context for
development projects. As regards the data processing approach, the study used a quantitative analysis in the
responses measures. The opinions of the professionals have revealed distinct impression of the contributions
of experiential activity in skills training. It could be observed that the characteristics of professional groups
according to the profile associated with experience and position, determines a different assessment. In general,
the participants indicated that the streamlined activity by business game help in development in skills training
projects.