O propósito desta pesquisa foi o de investigar se o desenvolvimento de estratégias cognitivas implicadas na aprendizagem de uma lÃngua estrangeira poderia ser facilitado por meio da prática dos jogos de regras de senha e memória. Foram realizadas dez oficinas semanais de jogos, com duração de uma hora cada, contando com a presença de três participantes que frequentavam regularmente um curso de lÃngua estrangeira. Utilizaram-se as modalidades de jogos de senha: ‘abc’ e ‘palavra oculta’, além do jogo da memória. Durante as oficinas duas pesquisadoras monitoraram os participantes ao preencher um protocolo de observação, manter um diário e registrar as partidas jogadas em formulários especÃficos. Acompanhou-se o desempenho acadêmico no curso de lÃngua estrangeira por suas avaliações e uma ficha preenchida pelo professor. De uma maneira geral, os participantes obtiveram um desempenho razoável nas oficinas, progresso nas avaliações do curso e considerações positivas dos professores. As principais questões que surgiram na análise de dados quanto ao desempenho durante os encontros referiam-se à falta de atenção, timidez e falta de confiança. Foi possÃvel observar a construção de novas estratégias cognitivas em vários momentos dos encontros. Considerou-se que esses jogos são instrumentos psicopedagógicos consistentes para o desenvolvimento de estratégias cognitivas implicadas na aprendizagem de uma lÃngua estrangeira como alternativa ao ensino direto, e que há indÃcios de melhoria de desempenho acadêmico, sendo necessários mais estudos envolvendo maior número de participantes, bem como a prática de outros jogos de regras com a utilização de outras estratégias.
The purpose of this research was to investigate whether the development of cognitive strategies implied in learning a foreign language could be facilitated by the practice of the mastermind and memory games of rules. Ten weekly game workshops were done, lasting one hour each, with the presence of three participants. Versions of the Mastermind game, known as: ‘abc’ and ‘hidden word’, besides the memory game were used. During the workshops two researchers monitored the participants filling in an observation protocol, keeping a diary and registering the matches played in specific forms. Academic performance in the foreign language course was followed through its evaluations and a form filled by the teacher. In general, the participants demonstrated a reasonable level of performance, and got progress in course evaluations and positive considerations from the teacher. The main issues that arouse during the analysis of the workshops concerning the performance were related to lack of attention, shyness and lack of confidence. It was possible to observe the construction of new cognitive strategies many times during the meetings. It was considered that these games are consistent psychopedagogic instruments for the development of cognitive strategies as an alternative to direct teaching, and that there is evidence of improvement in academic performance, but more research involving a greater number of participants is necessary.