JOGOS DIGITAIS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Diálogos e Perspectivas Interventivas

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ISSN: 2675-682X
Editor Chefe: Ivonete Barreto de Amorim
Início Publicação: 29/10/2020
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Multidisciplinar

JOGOS DIGITAIS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: Não se aplica
Autores: Naiara do Prado Souza, kleonara Santos Oliveira
Autor Correspondente: Naiara do Prado Souza | [email protected]

Palavras-chave: jogos digitais, ensino e aprendizagem, educação básica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com este trabalho objetiva-se refletir sobre as possibilidades de utilizar os jogos digitais como objeto de aprendizagem e sua relação com o processo ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. A sociedade encontra-se permeada pelos avanços tecnológicos, que trazem mudanças aceleradas, provocadas principalmente pelos progressos das tecnologias digitais, modificando, portanto, o nosso modo de viver e de atuar no mundo. Esses avanços influenciam os padrões científicos, mobilizando os modelos pedagógicos e, em razão disso, atingiu a escola e as relações entre professores e alunos. Realizamos uma revisão narrativa da literatura, a partir de textos produzidos nos últimos 10 anos. Os textos selecionados para a construção do artigo foram encontrados na base Scientific Electronic Library On-line (Scielo) e, a partir destes achados, buscamos capítulos de livros que foram referenciados. As leituras apontam que os jogos digitais podem potencializar o desenvolvimento infantil e auxiliar no processo ensino e aprendizagem da leitura e escrita na educação básica, desde que contem com a mediação do professor como problematizador, porém, é necessário que os professores sejam capacitados e que existam política públicas que favoreçam a sua formação.



Resumo Inglês:

This work aims to reflect on the possibilities of using digital games as a learning object and its relationship with the teaching and learning process of reading and writing in the early years of elementary school. The current society is permeated by the advances of new technologies, which bring accelerated changes, caused mainly by the advances of digital technologies, changing, therefore, our way of living and acting in the world. These advances in new technologies have influenced scientific standards, mobilizing pedagogical models and, as a result, reached the school and the relations between teachers and students. We conducted a narrative review of the literature, based on texts produced in the last 10 years. The selected texts for the construction of the article were found in the Scientific Electronic Library On-line library (Scielo) and, based on these findings, we searched for some book chapters that have been referenced. The research readings indicate that digital games can enhance child development and assist in the teaching and learning process in basic education, as long as they rely on the mediation of the teacher as a problematizer, however, it is necessary that teachers are trained and that there are public policies that favor this formation.