Jogos educacionais digitais: estado da arte em trabalhos de conclusão de curso

Revista Sítio Novo

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ISSN: 2594-7036
Editor Chefe: Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Início Publicação: 19/10/2017
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Jogos educacionais digitais: estado da arte em trabalhos de conclusão de curso

Ano: 2020 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Eviana A L Cordeiro, Edna Mataruco Duarte
Autor Correspondente: Eviana A L Cordeiro | [email protected]

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Jogos educacionais.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O jogo educacional é um instrumento eficaz para a melhora do processo de ensino e aprendizagem em todas as faixas etárias, níveis de educação e áreas de conhecimento, sendo tema de inúmeras pesquisas na área da educação e ensino, tendo diversos pesquisadores e teóricos que relatam sua eficácia e benefícios no processo de ensino-aprendizagem e avaliação. Assim, este artigo tem por objetivo mapear e analisar o cenário de desenvolvimento de jogos educacionais digitais sob a perspectiva dos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos numa instituição de ensino do Estado de São Paulo, no período de 2010 a 2018. Dessa forma, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e de estado da arte, que busca compreender um cenário, neste caso, o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso que tratam de jogos educacionais digitais. Após a análise dos dados coletados, é possível inferir que existem poucos trabalhos, nessa instituição, que desenvolveram jogos educacionais digitais. Os trabalhos desenvolvidos que tratam do tema desta pesquisa apontam o caráter multidisciplinar dos jogos educacionais.



Resumo Inglês:

– The educational game is an effective tool for improving teaching and learning in all age groups, education levels and knowledge area, being the subject of extensive research in the field of education and teaching, and many researchers and theorists who report its effectiveness and benefits in the process of teaching learning and assessment. Thus, this article aims to map and analyze the scenario of development of digital educational game from the perspective of the completion of course work done at an educational institution of the State of São Paulo, from 2010 to 2018. In this way, characterized is considered as a qualitative research and stay of art, which seeks to understand a scenario, in this case, the development of course completion papers dealing with digital educational games. After analyzing the data collected, it is possible to infer that there are few studies in this institution that have developed digital educational games. The developed works that deal with the theme of this research point to the multidisciplinary character of educational games.