Jogos Eletrônicos e Ludoletramento: um modelo de serviço de informação para bibliotecas escolares

Folha de Rosto

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ISSN: 2447-0120
Editor Chefe: Maria Cleide Rodrigues Bernardino
Início Publicação: 30/11/2015
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciência da informação

Jogos Eletrônicos e Ludoletramento: um modelo de serviço de informação para bibliotecas escolares

Ano: 2017 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Davi Martins de Oliveira,
Autor Correspondente: Davi Martins de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Ludoletramento, Jogo eletrônico, Biblioteca escolar, Serviço de informação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Tem como objetivo principal apresentar um modelo de serviço de informação voltado para bibliotecas escolares, o qual se baseia na ideia de ludoletramento. Tal modelo foi desenvolvido a partir de elementos presentes nos conteúdos programáticos disponiblizados em Minecraft: Education Edition. Para tanto, realiza pesquisa bibliográfica relacionada ao tema leitura e letramento para tornar viável o modelo proposto, no qual o jogo Minecraft: Education Edition é sugerido enquanto parte essencial do serviço de informação apresentado. Como resultado, produz um guia à implantação do modelo de ludoletramento elaborado, o qual é voltado para ser adotado em bibliotecas escolares, de instituições públicas ou privadas de ensino



Resumo Inglês:

The present article presents the following question as a problem: what are the conceptions and processes that outline the construction of a model of ludoliteracy for school libraries? In this sense, its main objective is to present the conceptions about an information service model for school libraries based on the idea of ludoliteracy. Such as model was developed from elements present in the programmatic contents available in the game entitled Minecraft: Education Edition. To do so, it performs bibliographic research related to the theme reading and literacy to make feasible the proposed model, in which the game Minecraft: Education Edition is suggested as an essential part of the information service presented. As a result, it produces a guide to the implementation of the ludoliteracy model, which is geared to be adopted in school libraries, in the context of public or private educational institutions