Jorge Andrade e a consagração de um monstro sagrado

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Jorge Andrade e a consagração de um monstro sagrado

Ano: 2022 | Volume: 2 | Número: 44
Autores: Antonio Gilberto Porto Ferreira
Autor Correspondente: Antonio Gilberto Porto Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: Jorge de Andrade, Cacilda Becker, Monstros sagrados, Pega-Fogo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo foi concebido na pesquisa desenvolvida para a elaboração da tese de doutorado e tem como objetivo promover uma reflexão sobre o artigo que o dramaturgo Jorge Andrade publicou na Revista Anhembi nº 87 de fevereiro de 1958, onde descreve a excelência do trabalho de Cacilda Becker, principalmente na montagem de Pega-Fogo, espetáculo assistido pelo autor em 1950, colocando a atriz no patamar da genialidade dos monstros sagrados do teatro.



Resumo Inglês:

This paper was conceived in the research developed by the author for the elaboration of his doctoral thesis, and aims to promote a reflection on the article that the playwright Jorge Andrade published in Revista Anhembi nº 87 of February 1958, where he describes the excellence of Cacilda Becker's work, mainly in the production of Poil de Carotte, a show watched by him in 1950, placing the actress on the level of the genius of the theater's, Sacred monster.



Resumo Espanhol:

Este artículo fue engendrado desde la investigación desarrollada para tesis doctoral y presenta una reflexión sobre el texto publicado por el dramaturgo Jorge Andrade en el periódico 'Revista Anhembi nº 87, febrero de 1958', por el que se expone la excelencia en el trabajo de Cacilda Becker, sobre todo en cuanto al montaje de Prende en Fuego, espectáculo asistido por el autor en 1950,  proponiendo la actriz a unos paramares de genialidad, compatibles con los llamados monstruos sagrados del Teatro.