O artigo tem por objetivo compreender as visões de jornalistas que atuaram na imprensa alternativa durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) como forma de contribuir para o desvelamento da complexidade do fenômeno. Como corpus, vale-se dos depoimentos de Raimundo Pereira e de Ziraldo registrados no acervo do Instituto Vladimir Herzog pelo projeto “Resistir é Preciso”. Os depoimentos passaram por decupagem e foram categorizados para a identificação de semelhanças e de contrastes relacionados às visões dos agentes sobre suas práticas e estratégias jornalísticas de contestação ao regime. Infere-se que o caráter contestatório, calcado na busca por modelos alternativos às práticas jornalísticas dominantes do período, possuem divergências, posto que Ziraldo recorre ao humor como forma de deslegitimar o regime, enquanto Raimundo Pereira propõe um modelo crítico de jornalismo orientado por uma visão socialista.
This article, as a way of contributing of the understanding the complexity of the phenomenon, aims to analyze the views of journalists who worked in the alternative press during the Brazilian military dictatorship (1964-1985). As a corpus, it uses the testimonies by Raimundo Pereira and Ziraldo registered in the Vladimir Herzog Institute collection for the “Resistance is Needed” project. The testimonies have been decoupled and categorized in order to identify similarities and contrasts related to the agents' views on their journalistic practices and strategies to challenge the regime. It is inferred that the contestation characteristic, based on the search for alternative models to the dominant journalistic practices of the period, has divergences, considering that Ziraldo uses humor as a way to delegitimize the regime while Raimundo Pereira proposes a critical model of journalism guided by a socialist vertex.
El artículo tiene como objetivo comprender las opiniones de los periodistas que trabajaron en la prensa alternativa durante la dictadura militar brasileña (1964-1985) como una forma de contribuir al descubrimiento de la complejidad del fenómeno. Utiliza como corpus los testimonios de Raimundo Pereira y Ziraldo registrados en la colección del Instituto Vladimir Herzog en el proyecto “Resistir es Necesario”. Los testimonios fueron desacoplados y categorizados para identificar similitudes y contrastes relacionados con las visiones de los agentes sobre sus prácticas y estrategias periodísticas para desafiar al régimen. Se infiere que el carácter contestativo, a partir de la búsqueda de modelos alternativos a las prácticas periodísticas dominantes de la época, presenta divergencias, considerando que Ziraldo utiliza el humor como una forma de deslegitimar al régimen mientras que Raimundo Pereira propone un modelo crítico de periodismo guiado por una visión socialista.