Josué Montello leitor de Stendhal: relações intertextuais entre O Vermelho e o Negro e Os Tambores de São Luís

Odisseia

Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova
Natal / RN
59078-970
Site: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/index
Telefone: (84) 3342-2220
ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

Josué Montello leitor de Stendhal: relações intertextuais entre O Vermelho e o Negro e Os Tambores de São Luís

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: José D. C. Cavalcante, Mauro C. B. Vieira
Autor Correspondente: José D. C. Cavalcante | [email protected]

Palavras-chave: Josué Montello, Stendhal, intertextualidade, biblioteca do escritor

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho tem como objetivo analisar as relações intertextuais existentes entre a obra O vermelho e o negro, de Stendhal, e Os tambores de São Luís, de Josué Montello. Com o foco no papel da biblioteca do escritor no processo de criação literária, esperamos reconstruir um caminho de leitura que aproxime o Montello leitor de Stendhal do Montello escritor. Para isso, nos utilizamos das discussões acerca da intertextualidade em Samoyault (2008) e da biblioteca do escritor em Lopez (2007), além do aparato crítico de Montello (1973) e Oliveira (2007) e da marginália recolhida na biblioteca de Josué Montello em Stendhal (1939). Como procedimentos metodológicos, após perpassar as questões teóricas sobre a intertextualidade na biblioteca do escritor, iremos comparar escritos críticos de Montello sobre as duas obras com ênfase no tratamento dos eventos históricos que as compõem, além de analisarmos os exemplares da obra de Stendhal que figuram na biblioteca de Josué Montello. Como resultado, foram encontrados diversos pontos de convergência entre aspectos das obras que evidenciaram a influência de uma na outra, deixando claro que o processo de criação literária se utiliza de diversas técnicas para concretizar seu resultado final.



Resumo Inglês:

This work aims to analyze the intertextual relations between the work O Vermelho e o Negro, by Stendhal, and Os tambourines de São Luís, by JosuéMontello. With the focus on the role of the writer's library in the process of literary creation, we hope to reconstruct a way of reading that brings the Montello reader of Stendhal closer to the Montello writer. For this, we used the discussions about intertextuality in Samoyault (2008) and the writer's library in Lopez (2007), in addition to the critical apparatus of Montello (1973) and Oliveira (2007) and the marginalia collected in the library of Josué Montello in Stendhal (1939). As methodological procedures, after going through the theoretical questions about intertextuality in the writer's library, we will compare Montello's critical writings on the two works with an emphasis on the treatment of historical events that comprise them, in addition to analyzing the examples of Stendhal's work that appear in the Josué Montello's library. As a result, several points of convergence were found between aspects of the works that showed the influence of one on the other, making it clear that the process of literary creation uses different techniques to achieve its final result.