A judicialização da infância e seus impactos na vida das crianças e suas famílias.

DESIDADES

Endereço:
Av Pasteur, 500 - Urca
Rio de Janeiro / RJ
22290-902
Site: http://www.desidades.ufrj.br
Telefone: (21) 2295-3208
ISSN: 23189282
Editor Chefe: Lúcia Rabello de Castro
Início Publicação: 31/12/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

A judicialização da infância e seus impactos na vida das crianças e suas famílias.

Ano: 2014 | Volume: 0 | Número: 2
Autores: F. C. S. Lemos
Autor Correspondente: F. C. S. Lemos | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nos últimos anos é possível perceber uma crescente interferência do Estado regulando, através de leis e normas, os comportamentos das famílias e dos adultos no cuidado com as crianças. A imposição de padrões normativos legais sobre as relações das crianças com adultos, pais e educadores, ou colegas da escola, parece criar um foco de tensão pois os indivíduos envolvidos se sentem desautorizados daquelas orientações que os guiavam até então. O envolvimento do aparato jurídico age em nome da proteção à infância, mas reforça a percepção de falta e incompetência das famílias, dos educadores e daqueles que têm a responsabilidade de cuidar das crianças.
Na seção Espaço Aberto desta edição a Equipe Editorial da DESidades entrevista a Professora Flavia Cristina Silveira Lemos, da Universidade Federal do Pará, que aponta os problemas da inflação jurídica no cotidiano das crianças.



Resumo Espanhol:

En los últimos años se ha podido observar una creciente interferencia del Estado regulando, através de leyes y normas, los comportamientos de las familias y los adultos en el cuidado de los niños. La imposición de patrones normativos legales sobre las relaciones de los niños con adultos, padresy educadores, o compañeros de escuela parece crear un foco de tensión, pues los individuos involucrados se sienten desautorizados respecto de las orientaciones que los guiaban hasta entonces. El envolvimiento del aparato jurídico en cuestiones ligadas a la educación, la formación de valores y los modos de convivencia de los niños con sus adultos significativos aparece cada vez más como una “realidad necesaria”, lo que refuerzala percepción de falta e incompetencia de las familias, los educadores ylos que sonresponsables por cuidar de los niños.
En la sección Espacio Abierto de esta ediciónel equipo editorial de DESidades entrevista a la Profesora Flavia Cristina Silveira Lemos, de la Universidade Federal do Pará, que discute los problemas y desafíos de la intervención del aparato jurídico sobre la convivencia de los niños con susotros y los impactos directos en la vida de las familias.