JUGGLERS AT THE TRAFFIC LIGHTS: A BIBLIOGRAPHICAL REVISION
Environmental Smoke
JUGGLERS AT THE TRAFFIC LIGHTS: A BIBLIOGRAPHICAL REVISION
Autor Correspondente: Ana Carolina Assis Sampaio | [email protected]
Palavras-chave: Juggling, Street Art, Backpackers
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O malabar como arte, sempre esteve presente na história do desenvolvimento da civilização humana no decorrer dos séculos. Essa prática, na atualidade tem ocupado o espaço da rua, assim como diversas outras artes. Nesse sentido, as artes circenses e especificamente os malabares, tiveram que se reinventar e adaptar às novas realidades sociais, tendo o semáforo como vitrine e local de trabalho. A rua, entendida como um local de inseguranças e de riscos, se apresenta para os artistas como um palco perfeito para que todos os indivíduos da população, independente de classe, cor, gênero, tenham acesso. Desta forma, a arte de rua com um todo, e em especial os malabares no semáforo, vem ganhando cada vez mais espaço dentro das cidades. Este estudo buscou compreender melhor acerca da prática dos malabares quando realizados no semáforo, sendo abordado desde perspectivas econômica, cultural e social. Tal prática, cada vez mais presente no território urbano, apresenta poucos estudos científicos bem como pouco conhecimento e atenção da comunidade acadêmica. Na busca desta compreensão, utilizou-se analise de conteúdo, a perspectiva quantitativa e qualitativa, do acervo bibliográfico. Foi possível observar a perspectiva da academia acerca desta atividade que, em sua maioria, optou por um olhar socioeconômico. A percepção dos pesquisadores em relação aos malabares no semáforo como arte também teve expressão significativa do acervo estudado, em que se analisa a partir de uma percepção mais interna a atividade, como observadores participantes. Por fim, o tópico ‘mochileiro’ com a menor representatividade no material bibliográfico analisado, em que se observa a relação existente entre este grupo e a atividade estudada.
Resumo Inglês:
Juggling as art, were always present in the history of the development of human civilization in the course of the centuries. This practice, actually has occupied the street spaces, thus various other arts. In this point, the circus arts and juggling specifically, had to reinvent and adapt to the new social realities, using the traffic lights as showcase and workplace. The street, understood as a place of insecurities and risks, emerge for the artists as a perfect stage to allow access to all individuals of the population independent of class, race or gender. In this way street art, especially juggling in the traffic light, has been gaining more and more space within cities. This study sought to get a better understand about the practice of juggling in the traffic light, approached from economic, cultural and social perspectives. This practice increasingly present in urban territory, present few scientific studies and limited knowledge and attention of the academic community. In pursuit of this understanding, was used content analysis, quantitative and qualitative perspective of the bibliographic collection selected. It was possible to observe the academy's perspective on this activity, which mostly opted for a socio-economic approach. The researchers' perception of juggling at traffic lights as art also had significant expression of the collection studied, in which the activity is analyzed from an internal perception, as participating observers. Finally, the topic ‘backpackers’ with the lowest representativeness in the analyzed bibliographic material, in which is observed the existent relationship between this group and the studied activity.
Resumo Espanhol:
El malabar como arte, siempre estuvo presente en la historia del desarrollo de la civilización humana en el transcurrir de los siglos. Esa práctica, en la actualidad ha ocupado el espacio de la calle, así como diversas otras artes. En ese sentido, las artes circenses y específicamente los malabares, tuvieron que reinventarse y adaptarse a las nuevas realidades sociales, teniendo el semáforo como vitrina y local de trabajo. La calle, entendida como un local de inseguridad y riesgos, se presenta para los artistas como un palco perfecto para que todos os individuos de la población, independientes de clase, color, género; tengan acceso. De esta forma el arte callejero, y en especial los malabares en el semáforo, vienen ganando cada vez más espacio dentro de las ciudades. Este estudio buscó comprender mejor acerca de la práctica de los malabares cuando realizados en el semáforo, siendo abordado desde perspectivas económicas, culturales y sociales. Tal práctica, cada vez más presente en el territorio urbano, presenta pocos estudios científicos, así como poco conocimiento y atención de la comunidad académica. En la búsqueda de esta comprensión, se utilizó análisis de contenido, la perspectiva cuantitativa y cualitativa del acervo bibliográfico. Fue posible observar la perspectiva de la academia acerca de esta actividad que, en su mayoría, optó por una mirada socioeconómica. La percepción de los investigadores en relación a los malabaristas en el semáforo como arte también tuvo expresión significativa del acervo estudiado, en el cual se analiza a partir de una percepción más interna la actividad, como observadores participantes. Por fin, el tópico ‘mochilero’ con una menor representatividad en el material bibliográfico analizado, en el que se observa la relación existente entre este grupo y la actividad estudiada.