Kant e a antropologia assimétrica: cosmopolitismo e dependência da ‘natureza’ humana

Kant e-prints

Endereço:
Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), Rua Sérgio Buarque de Holanda, Nº 251 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-859
Site: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/index
Telefone: (19) 3521-6520
ISSN: 1677-163X
Editor Chefe: Daniel Omar Perez
Início Publicação: 01/01/2002
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

Kant e a antropologia assimétrica: cosmopolitismo e dependência da ‘natureza’ humana

Ano: 2020 | Volume: 15 | Número: 2
Autores: J. H. A. de Azevedo
Autor Correspondente: J. H. A. de Azevedo | [email protected]

Palavras-chave: antropologia, natureza humana, Kant.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Defendo que Kant erige uma ciência antropológica com um método de observação adaptado a ela, mas com um deficitem relação ao seu objeto de estudo. Assim, provaremos que a antropologia, entendida como ciência do conhecimento pragmático do que os seres humanos podem fazer de si, não consegue expor uma teoria da natureza humana que abarque a diversidade dos seres humanos em uma real universalidade, de maneira a revelar uma assimetria entre o que ele chama de raça branca e as outras, mulheres igualmente.



Resumo Inglês:

I sustain that Kant built an anthropological science using a method adapted to it, but carrying a deficit regarding its object of study. Thus, I intend to prove that this anthropology, understood as a science of the pragmatic knowledge of what human beings can do for themselves, cannot support a theory of human nature which cover the diversity of humanity in a real universality, so that to reveal an asymmetry between what he calls white race and the others (including women).