KARL JASPERS, A HISTÓRIA COMO TOTALIDADE

Síntese

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ISSN: 2176-9389
Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

KARL JASPERS, A HISTÓRIA COMO TOTALIDADE

Ano: 2018 | Volume: 45 | Número: 142
Autores: José Maurício Carvalho
Autor Correspondente: José Maurício Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: -

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo examina como Jaspers aborda a totalidade da História e a importância desta questão. Esclarece que tentativas de estabelecer tal unidade pelos fatos empíricos estão fadadas ao fracasso, porque a totalidade somente pode ser buscada como realidade espiritual, ou criação do homem. Assim con­siderada, tal totalidade é resultado da comunicação entre os seres humanos. Isso significa que como jornada humana no tempo, a História não se completa nunca, pois está em processo. Por consequente, indicar-lhe uma meta ou assinalar-lhe uma unidade perfeita significaria o fim da História. Com efeito, todas as repre­sentações da unidade são ideias e se engana quem quiser olhá-las como mais do que isso. Assim é, porque o Uno transcende a origem e a meta da História, caracterizando o problema como questão filosófica fundamental, que envolve a noção de realidade.



Resumo Inglês:

This article examines how Jaspers addresses the whole of history and the importance of the issue. It clarifies that attempts to establish such a unity by empirical facts are doomed to failure, because wholeness can only be sought as spiritual reality, or the creation of man. Thus considered, wholeness is the result of the communication between human beings. It means that, as a human journey in time, history is never completed, since it is in process. Therefore, indicating a goal or a perfect unity would mean the end of History. Indeed, all the representations of unity are ideas and should not be considered otherwise. This is so because the One transcends the origin and goal of History, characte­rizing the problem as a fundamental philosophical question that involves the notion of reality.