O objetivo do presente ensaio é analisar a lógica do conhecimento humano na filosofia crÃtica de Kant. A grande questão, no que concerne à lógica kantiana, versa sobre uma possÃvel conjugação da lógica tradicional (que Kant compreende como uma lógica geral) com lógica transcendental. A lógica geral, que segundo Kant é essencialmente formal e analÃtica, prescreve as regras necessárias para a coerência formal do pensamento. No entanto, por ser uma lógica geral, que determina todo e qualquer pensamento possÃvel, a mesma não chega a contemplar o conteúdo sensÃvel próprio da intuição humana. Destarte, para completar a lógica geral, Kant afirma uma lógica transcendental. Esta, por sua vez, por ser uma lógica sintética, prescreve as leis que determinam a priori a totalidade do conhecimento humanamente possÃvel. Conjugando, pois, ambas as lógicas, Kant estabelece um sistema no qual tanto a lógica geral quanto a transcendental são igualmente necessárias: a primeira permanece com a condição inevitável de todo e qualquer pensamento, a segunda torna-se a lógica da construção sintética, a única capaz de produzir conhecimentos ao unir conceitos puros com intuições sensÃveis.