Objetivo: analisar como a companhia de circo contemporânea Cirque du Soleil aumenta progressivamente a intensidade dramática das cenas em suas criações, a fim de transferir sua forma de composição para outras criações, e também propor os critérios utilizados, em um contexto pedagógico que utiliza circo como recurso educacional. Metodologia: foi utilizada a metodologia observacional, através da aplicação de um formato de campo, aplicado ao estudo dos dez espetáculos da empresa que realizou entre 1986 e 2005. Esse instrumento foi elaborado aplicando as lentes da ciência da ação motriz, a praxiologia motriz. Resultados e discussão: os resultados mostram várias formas de acentuação de intensidade dramática, ligadas aos componentes da lógica interna do espetáculo circense: para os companheiros, aumentando o número de pessoas envolvidas na realização de ações motrizes; para o espaço, variando as figuras, aumentando sua dificuldade e risco, aumentando a altura em que são feitas, ou reduzindo a superfície de suporte; no tempo, prolongando o tempo de vôo, mantendo o tempo de execução de várias figuras ou aumentando a velocidade de execução; e para objetos, aumentando o número de objetos envolvidos nos números. As conclusões destacam que o conhecimento exaustivo dos componentes da lógica interna do circo permitirá recriar crescendos na dramaturgia dos números circenses. Considerações Finais: essas formas de crescendo são usadas na progressão dos números de uma empresa profissional, mas são igualmente aplicáveis à composição de cenas de circo em um contexto educacional.
Objective: The aim is to analyze how the contemporary circus company Cirque du Soleil progressively increases the dramatic intensity of the scenes ine. its creations in order to transfer its form of composition to other creations, and also to propose the criteria used, in a pedagogical context that uses circus as an educational resource. The methodology used is observational, through the application of a field format, applied to the study of the ten shows of the company premiered between 1986 and 2005. This instrument was made by applying the lenses of the motor action science, the motor praxiology. Results and discussion: The results show various forms of accentuation of dramatic intensity, linked to the components of the internal logic of the circus show: to colleagues, increasing the number of people involved in carrying out motor actions; to the space, varying the figures, increasing their difficulty and risk, increasing the height in which they are made, or reducing the support surface; at the time, prolonging the flight times, maintaining the execution time of various figures, or increasing the execution speed; and to objects, increasing the number of objects involved in the numbers. The conclusions indicate that the exhaustive knowledge of the components of the internal logic of the circus will allow to recreate crescendos in the dramaturgy of the circus numbers. As final considerations indicate that these forms of crescendo are used in the progression of the numbers of a professional company, but they are equally applicable to the composition of circus scenes in an educational context.
El objetivo es analizar cómo la compañía de circo contemporáneo Cirque du Soleil aumenta progresivamente la intensidad dramática de las escenas en sus creaciones para poder trasladar su forma de composición a otras creaciones, y asimismo llegar a proponer los criterios utilizados, en un contexto pedagógico que utilice el circo como recurso educativo. La metodología utilizada es la observacional, mediante la aplicación de un formato de campo, aplicado al estudio de los diez espectáculos de la compañía estrenados entre 1986-2005. Este instrumento se realizó aplicando las lentes de la ciência de la acción motriz, la praxiología motriz. Resultados y discusion: Los resultados muestran diversas formas de acentuación de la intensidad dramática, vinculadas a los componentes de la lógica interna del espectáculo circense: a los compañeros y compañeras, aumentando el número de personas implicadas en la realización de acciones motrices; al espacio, variando las figuras, aumentando la dificultad y riesgo de las mismas, elevando la altura en la que se realizan, o disminuyendo la superficie de apoyo; al tiempo, prolongando los tiempos de vuelo, manteniendo el tiempo de ejecución de diversas figuras, o incrementando la velocidad de ejecución; y a los objetos, aumentando el número de objetos implicados en los números. Las conclusiones señalan que el conocimiento exhaustivo de los componentes de la lógica interna del circo permitirá recrear crescendos en la dramaturgia de los números de circo. Como consideraciones finales indicar que estas formas de crescendo se utilizan en la progresión de los números de una compañía profesional, pero son igualmente aplicables a la composición de escenas de circo en un contexto educativo.