Este artigo propõe uma leitura de La casa de cartón, livro do peruano Martín Adán, pseudônimo de Ramón Rafael de la Fuente Benavides (1908-1985). O aspecto poético apresenta-se desde a linguagem, marcada por um traço sumamente polissêmico, até as referências de espaço e tempo em torno do cenário do Barranco, antigo balneário da cidade de Lima, Peru. Assim, a obra favorece a discussão da narrativa poética definida por Jean-Yves Tadié (1994) como um gênero híbrido, entre o narrativo e o poético. Com base nessas considerações, buscamos enfatizar os elementos poéticos como formas privilegiadas da escrita de Martín Adán.
This article proposes a reading of La casa de cartón, a book by the Peruvian Martín Adán, pseudonym of Ramón Rafael de la Fuente Benavides (1908-1985). The poetic aspect comes from the language, marked by an extremely polysemic trait, to the references of space and time around the scene of Barranco, former resort of the city of Lima, Peru. Thus, the work favors the discussion of the lyrical novel defined by JeanYves Tadié (1994) as a hybrid genre, between the narrative and the poetic. Based on these considerations, we seek to emphasize the poetic elements as privileged forms of Martín Adán's writing.