La comunión, dinamismo soteriológico de Cristo en Ef 1, 3-6

Atualidade Teológica

Endereço:
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Departamento de Teologia - PUC-Rio - Gávea
Rio de Janeiro / RJ
22451-900
Site: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/rev_ateo.php?strSecao=INDEX
Telefone: (21) 3527-1974
ISSN: 16763742
Editor Chefe: André Luiz Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

La comunión, dinamismo soteriológico de Cristo en Ef 1, 3-6

Ano: 2014 | Volume: 18 | Número: 48
Autores: Joseph Théophile Ngouo
Autor Correspondente: J. T. Ngouo | [email protected]

Palavras-chave: Dinamismos salvíficos, Campos semânticos, Comunhão, preposições.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nesta pesquisa, trata-se de conhecer a mensagem salvífica presente em
Ef 1, 3-6. Esta preocupação encontra-se no coração do texto bíblico como
mensagem de salvação y do Método Semântico Teológico utilizado para esta
análise, que pretende encontrar no texto bíblico o núcleo do cristianismo:
a experiência salvífica de Cristo acontecendo na vida do crente. Foram
identificados os dinamismos salvíficos de Cristo significados por campos
semânticos que relacionam e explicitam o tecido textual, evidenciando os
elementos linguísticos e filológicos essenciais para a compreensão do texto.
O novo olhar proporcionado pelo Método Semântico Teológico nos ofereceu
resultados novos e enriquecedores para a vivência da mensagem de salvação.
De modo geral, na Carta aos Efésios, identificam-se 75 dinamismos salvíficos
de Cristo e 86 campos semânticos dos quais a comunhão com Cristo abarca a
totalidade da carta e se apresenta como fio condutor e elemento fundamental
do acontecer salvífico de Deus na pessoa de Cristo para a comunidade cristã.
11 dinamismos salvíficos e 28 campos semânticos são identificados no Hino
e 4 dinamismos com 7 campos identificados no texto de nosso estudo. A
comunhão não se expressa pelo substantivo koinwni,a, mas pela dinâmica
preposicional. A comunhão se entrelaça com distintos campos e apresenta no
texto o seu conteúdo e mensagem teológica.



Resumo Inglês:

The present study tries to know the salvific message of Eph 1, 3-6. This
concern is the heart of the biblical text as salvation’s message and the Semantic
Theological Method used for the analysis that interest is finding in the biblical text
the core message of Christianity: the salvific experience of Christ happening in
the life of the believer. Christ salvific dynamisms signified by semantic fields that
relate and explain the textual fabric were be identified; highlighting the essential
philological and linguistic elements to the understanding of the text. The new
look provided by Semantic Theological Method offered us new and enriching
results for the real life of the salvation’s message. In general, in the Letter to
the Ephesians, we identified 75 salvific dynamisms of Christ and 86 semantic
fields whose communion with Christ embraces the whole letter and introduces
10.17771/PUCRio.ATeo.24536
534 Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v.48, p. 532-553, set./dez.2014
himself as conductor and fundamental element of God’s salvific happening in
Christ for Christian community; 11 salvific dynamisms and 28 semantic fields
were identified in the hymn and 4 salvific dynamisms and 7 semantic fields were
identified in our text (Eph 1, 3-6). The communion is not expressed by the noun
koinwni,a but by the prepositional dynamic. The communion is intertwined with
distinct semantic fields showing in the text its content and theological message.



Resumo Espanhol:

En esta Investigación, se trata de conocer el mensaje salvífico
contenido en el Himno de la Carta a los Efesios. Este problema se encuentra
en el corazón del texto bíblico, como mensaje de salvación, y del Método
Semántico Teológico del Nuevo Testamento, empleado en esta Monografía,
que pretende encontrar en el texto el núcleo vital del cristianismo: la
experiencia salvífica de Cristo aconteciendo en la vida del creyente. Fueron
identificadas los dinamismos salvíficos de Cristo significados por Campos
Semánticos que relacionan y explicitan el tejido textual, evidenciando los
elementos lingüísticos y filológicos esenciales para la comprensión del texto.
Esta “nueva mirada” nos brindó resultados novedosos y enriquecedores para
la vivencia del mensaje salvífico: En la Carta, se encuentran 75 acciones
soteriológicas de Cristo. Identificamos 86 campos semánticos de los cuales la
comunión en y con Cristo abarca la totalidad de la Carta y se presenta como su
hilo conductor y elemento fundamental del acontecer salvífico de Dios en la
persona de Cristo para la comunidad creyente. El campo de la comunión no se
expresa con el sustantivo koinwni,a, sino que es dinamizada por preposiciones.
La comunión se entreteje con distintos campos en cada sección del texto dando
la posibilidad de ‘contemplar’ su contenido y mensaje teológico.