La CONAMURI: resistencia de mujeres rurales e indígenas en Paraguay

Sociologias Plurais

Endereço:
Rua General Carneiro - 9º andar - sala 906 - Centro
Curitiba / PR
80060150
Site: https://revistas.ufpr.br/sclplr
Telefone: (41) 3360-5173
ISSN: 23169249
Editor Chefe: Patricia dos Santos Dotti do Prado
Início Publicação: 05/10/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia

La CONAMURI: resistencia de mujeres rurales e indígenas en Paraguay

Ano: 2018 | Volume: 4 | Número: 3
Autores: M. E. G. Ramos
Autor Correspondente: Marco Enrique González Ramos | [email protected]

Palavras-chave: Mujeres Campesinas e Indígenas, Teoría Feminista, Teoría Poscolonial, Interseccionalidad, Paraguay.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Coordinadora Nacional de Organización de Mujeres Trabajadoras, Rurales e Indígenas (CONAMURI) é uma organização autônoma de mulheres que agem de forma independente do movimento camponês e indígena do Paraguai. Entender porque elas decidiram construir seu próprio espaço para lutar por suas reivindicações e também a constituição de gênero, classe e etnia como base da sua organização são chaves que permitem conhecer o impacto dos eixos de desigualdade da nossa sociedade que cruzam em elas. A teoria feminista e a pós-colonial, com aportes a partir da perspectiva interseccional, são as ferramentas de análise utilizadas para conseguir uma visão multicultural necessária para compreender o contexto da luta destas mulheres indígenas e camponesas.



Resumo Espanhol:

La Coordinadora Nacional de Organización de Mujeres Trabajadoras, Rurales e Indígenas (CONAMURI) es una organización autónoma de mujeres que actúa de forma independiente al movimiento campesino e indígena de Paraguay. Entender por qué ellas decidieron construir un espacio propio para luchar por sus reivindicaciones así como la constitución de género, clase y etnia como base de su organización son claves que permiten conocer el impacto de los ejes de desigualdad de nuestra sociedad que se entrecruzan en ellas. La teoría feminista y la poscolonial, con aportes desde la perspectiva interseccional, son las herramientas de análisis utilizadas a fin de lograr una visión multicultural necesaria para comprender el contexto de la lucha de estas mujeres indígenas y campesinas.