Nos últimos anos, pesquisadores de diferentes disciplinas ampliaram o conceito de epopeia, destacando a existência de uma "epopeia moderna" e a necessidade de se repensarem épicos antigos fora das categorias identificadas por Hegel e Lukács . A extensão do conceito permite a inclusão de obras que parecem tão distantes quanto epopeias pós-coloniais ou a canção de gesta medieval. Minha teoria do "trabalho épico" (Goyet, 2006) se alinha com essas pesquisas, mas também propõe um deslocamento: não é mais uma questão de definir o épico em geral, mas uma categoria particular e particularmente interessante, a “epopeia refundadora”. Este artigo identifica suas características básicas. A epopeia refundadora pode se desenvolver em todos os gêneros, desde que seja popular, política e polifônica. O desafio é dar-nos os meios para reconhecer no mundo contemporâneo os locais de onde poderiam surgir o trabalho épico e a refundação da política.
En los últimos años, investigadores de diferentes disciplinas han ampliado el concepto de epopeya, destacando tanto la existencia de una "epopeya moderna" como la necesidad de repensar las épicas antiguas fuera de las categorías nombradas por Hegel y Lukács. La extensión del concepto hace posible incluir obras que parecen tan distantes como las epopeyas poscoloniales o la chanson de geste medieval. Mi teoría del "trabajo épico" (Goyet, 2006) está en línea con eses estudios, pero también propone un desplazamiento: ya no se trata de definir la épica en general, sino una categoría particular y particularmente interesante, la “epopeya refundadora”. Este artículo identifica sus características básicas. La epopeya refundadora puede desarrollarse en todos los géneros, siempre que sea popular, política y polifónica. El desafío es darnos los medios para reconocer en el mundo contemporáneo los lugares donde podría surgir el trabajo épico y la refundación de la política.