Neste estudo, propomo-nos determinar o ideal ético- -normativo da παιδεια unamuniana. Para o reitor salmantino, a liberdade deveria de constituir o pincípio e o fim de todos os esforços educativos, sejam dos pais, da Igreja ou do próprio Estado. Para materializar este ideal pensou ser necessária, num primeiro momento, a defesa da liberdad do ensino, que, no seu pensamento, adquire dois posicionamentos bem distintos se se considera o antes e o depois da Constituição espanhola de 1931, relativos à sua defesa do Estado docente e do Estado organizador do ensino. Uma vez assegurado este requisito, de carácter político, acreditou que um ensino para a liberdade, de matriz ético-normativa, deveria estruturar-se a partir da afirmação absoluta do livre-exame, da consciencia da lei e da cultura, posto que só através de uma liberdade assim concebida se poderia assegurar a autodeterminação profissional, intelectual e espiritual das jovens gerações.
In this study, we intend to determine the ethical and normative ideal of Unamuno’s παιδεια. For the Salamancan Rector, freedom should constitute the beginning and end of all education efforts, either the parents’, the church’s or the state itself. To substantiate such ideal, Unamuno thought necessary, at first, to defend the freedom of education, which, in his mind, assumed two distinct positions considering the before and after the Spanish Constitution of 1931, concerning his defence of the General Staff of Teaching and the Teaching Organiser State. Having fulfilled such requirement, of political nature, Unamuno understood that education for freedom, marked by an ethical and normative matrix, ought to be structured based on the absolute affirmation of free inquiry, legal awareness and culture, in view of the fact that solely through freedom so conceived could professional, intellectual and spiritual self-determination of the younger generations be assured.
En este estudio, nos proponemos determinar el ideal ético-normativo de la παιδεια unamuniana. Para el rector salmantino, la libertad debería constituir el principio y el fin de todos los esfuerzos educativos, ya sea de los padres, de la Iglesia o del propio Estado. Para concretar dicho ideal creyó necesario, en un primer momento, defender la libertad de enseñanza, que, en su pensamiento, adquiere dos posturas bien distintas si se considera el antes y el después de la Constitución española del 1931, concernientes a su defensa del Estado docente y del Estado organizador de la enseñanza.Una vez asegurado este requisito, de carácter político, creyó que una enseñanza para la libertad, de matriz ético-normativa, debería estructurarse a partir de la afirmación absoluta del del libre examen, la conciencia de la ley y la cultura, ya que sólo a través de una libertad así concebida podría asegurarse la autodeterminación profesional, intelectual y espiritual de las jóvenes generaciones.