La tradizione patristica e il mistero di Dio Padre in Hans Urs Von Balthasar

Kairós

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ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

La tradizione patristica e il mistero di Dio Padre in Hans Urs Von Balthasar

Ano: 2006 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: M. Marczak
Autor Correspondente: M. Marczak | [email protected]

Palavras-chave: Padres da Igreja. Deus Pai. Trindade. Cristo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Parece que a Patrística é hoje prisioneira de um paradoxo. De um lado nunca houve até agora uma explosão tão florescente (tão boa) do conhecimento dos Padres da Igreja, a qual se exprime pela muito semelhante abundância de edições críticas de suas obras, nunca uma tão rica colheita de novos manuscritos recém-descobertos, nunca técnicas tão avançadas de pesquisas como no decorrido século vinte; e entretanto nunca esse conhecimento foi confinado a um grupo tão restrito na Igreja e no mundo da investigação acadêmica. Hans Urs Von Balthasar não foi simplesmente um teólogo dotado de um conhecimento inigualável da Patrística, mas se empenhou também em um trabalho amplo e pioneiro, cuidando da edição dos manuscritos seja anteriormente não publicados ou não traduzidos, seja com importantes estudos textuais dos outros manuscritos. Com efeito, não se pode compreender a fundo a teologia de Von Balthasar senão se percebe antes como ele esteve em condições de confrontar-se com a visão que animou o período patrístico da Igreja e de incorporá-la criticamente no seu projeto.



Resumo Inglês:

It seems that Patristic today is captive of a paradox. On one side there wasn’t up to nox a so prosperous out-burst of the knowledge about the Priests of the Church. Such outburst expresses oneself by the similar abundance of critical editions of the works, never a so rich harvest of new manuscripts just discovered, never so advanced techniques of research as in the course of the twentieth century; and however this knowledge never was confined to a restricted group in the Church and in the world of academic investigation. Hans Urs von Balthasar wasn’t simply a theologian gifted of an unequalled knowledge of Patristic, but he has exerted himself also in an ample and pioneer work, by taking care of the manuscript’s edition, either anteriorly not published or not translated, or with important textual studies of the other manuscripts. In effect, we can’t understand deeply the von Balthasar’s Theology if we don’t realize before how he had conditions of confronting with the view that has animated the Patristic period of the Church, and of comprising it critically in his project.



Resumo Italiano

Sembra che la Patristica sia oggi prigioniera di un paradosso. Da una parte non c’è mai stata finora un’esplosione così fiorente della conoscenza dei Padri della Chiesa, che si esprime con una mai simile abbondanza d’edizioni critiche delle loro opere, mai un così ricco raccolto di nuovi manoscritti appena scoperti, mai tecniche così avanzate d’indagini come nello scorso ventesimo secolo; e tuttavia mai questa conoscenza è stata confinata in una cerchia così ristretta nella Chiesa e nel mondo della ricerca accademica. Hans Urs von Balthasar, non è stato semplicemente un teologo dotato di una padronanza impareggiabile della Patristica, ma si è impegnato anche in un lavoro ampio e pionieristico curando l’edizione di manoscritti, sia in precedenza non pubblicati o non tradotti sia con importanti studi testuali degli altri manoscritti. In effetti, non si può capire a fondo la teologia di von Balthasar se non si rende prima conto di come egli sia stato in grado di confrontarsi con la visione che ha animato il periodo patristico della Chiesa e di incorporarla criticamente nel suo progetto.