Laboratório de Software: ambiente tecnológico de consultorias, treinamentos e práticas em análise e desenvolvimento de sistemas

Em Extensão

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Reitoria - 1º andar - Santa Mônica
Uberlândia / MG
38408-144
Site: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/index
Telefone: (34) 3239-4870
ISSN: 1982-7687
Editor Chefe: Regina Nascimento Silva
Início Publicação: 02/12/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Laboratório de Software: ambiente tecnológico de consultorias, treinamentos e práticas em análise e desenvolvimento de sistemas

Ano: 2021 | Volume: 20 | Número: 1
Autores: Ana Karina Vieira da Silva, Leonardo Henrique de Oliveira Dantas, Thiago Suzuqui Lodi, Marcos Alves, Virmerson Bento dos Santos
Autor Correspondente: Ana Karina Vieira da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Engenharia de Software, Gestão de projetos, Ensino

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O projeto de extensão “Laboratório de Software” propõe a interação da área acadêmica com a comunidade externa de forma direta e indireta, criando produtos de software que possam atender diversas pessoas e classes sociais. O projeto contribui com a formação integral dos acadêmicos, aproximando-os do ambiente empresarial, de forma que eles possam ser capazes de desenvolver aplicações, desde a engenharia de requisitos, modelagem, regras de negócio ao desenvolvimento back-end e front-end. Essa prática os transforma em profissionais com experiência em diversas áreas, não somente no ramo de desenvolvimento, como nas áreas de design, engenharia de software, e relacionamento interpessoal. O Laboratório de Software se utiliza dos conteúdos vistos em sala de aula de forma prática, fazendo, assim, com que o aluno perceba a importância de cada etapa do desenvolvimento de uma aplicação. Outro intuito é fornecer conhecimento à comunidade externa, por meio de cursos, demonstrações e consultorias na área de tecnologia.



Resumo Inglês:

The “Software Laboratory” project proposes the interaction of the academic area with the external community, directly and indirectly, creating software products that can serve diverse people and social classes. The project contributes to the education of academics by guiding them to a closer environment of a company where they may be able to develop an application from requirements engineering, modeling, business rule to its backend and frontend development, transforming them in professionals with experience in various areas, not only in the field of development, but also in the areas of design and software engineering. The software laboratory tries to use all the content seen in the classroom in practice, thus making the student realize the importance of each step of an application development. The second purpose is to provide knowledge to the external community through technology courses and demonstrations.