A partir da dimensão da semiótica da cultura, a arte pictórica é apresentada a partir de uma composição binária de signos: objeto estético e forma artística; estrutura que explicita as manifestações culturais do artista e do espectador em relação aos juízos de valor que esses atores têm sobre um fenômeno social e histórico, como o conflito armado colombiano e sua principal conseqüência: a virtualização da violência. O trabalho é entendido como texto e enunciado na organização de um sistema de comunicação que constitui o discurso histórico do fenômeno indicado. O corpus para a análise são duas obras pertencentes à coleção intitulada Gozosos y Dolorosos, de Enrique Grau, que apresenta uma retrospectiva visual do conflito armado dos anos noventa na Colômbia.
In the dimension of the semiotics of culture, pictorial art is presented from a binary sign composition: aesthetic object and artistic form; structure that makes explicit the cultural manifestations of the artist and the spectator regarding the value judgments that these actors have about a social and historical phenomenon such as the Colombian armed conflict and its main consequence: the virtualization of violence. The work is understood as text and enunciated in the organization of a communication system that constitutes the historical discourse of the indicated phenomenon. The corpus for the analysis are two works belonging to the collection entitled Gozosos y Dolorosos by Enrique Grau, which presents a visual retrospective of the armed conflict of the nineties in Colombia.
Desde la dimensión de la semiótica de la cultura, el arte pictórico se presenta a partir de una composición sígnica binaria: objeto estético y forma artística; estructura que explicita las manifestaciones culturales del artista y el espectador respecto a los juicios de valor que estos actores tienen sobre un fenómeno social e histórico como el conflicto armado colombiano y su principal consecuencia: la virtualización de la violencia. La obra se entiende como texto y enunciado en la organización de un sistema de comunicación que constituye el discurso histórico del fenómeno señalado. El corpus para el análisis son dos obras pertenecientes a la colección denominada Gozosos y Dolorosos de Enrique Grau, en donde se presenta una retrospectiva visual del conflicto armado de los noventa en Colombia.