No México, o burro (Equus africanus asinus) foi comercializado como animal de trabalho e recurso turístico, e sua imagem tornou-se parte do patrimônio e da identidade coletiva em pelo menos dois locais. Por um lado, a zebra-burro foi pintada com listras para simular uma zebra africana e é amarrada a um carrinho para que os turistas que visitam Tijuana sejam fotografados vestidos com um poncho mexicano e com um chapéu tradicional para tirar uma lembrança desta cidade fronteira. Na Donkey Fair em Otumba, os burros são protagonistas de diferentes shows e esportes que reforçam a relação entre humanos e animais. O objetivo deste artigo, elaborado a partir de métodos qualitativos, é revelar a construção de burros como recursos zooturísticos e as implicações éticas dessa construção social, dada a mercantilização desses animais não humanos.
Palavras-chave: zooturismo; animais não humanos; patrimônio; ética animal;geografia animal.
In Mexico, the donkey (Equus africanus asinus), has been commercialized as a working animal and tourist resource, and its image has become part of the heritage and collective identity in at least two locations. On the one hand, the zebra-donkey has been painted with stripes to simulate an African zebra and is tied to a cart so that tourists who visit Tijuana are photographed dressed in a Mexican poncho and with a traditional hat to take a souvenir from this city border. At the Donkey Fair in Otumba, donkeys are the protagonists of different shows and sports that reinforce the relationship between humans and animals. This article, elaborated from qualitative methods and techniques, reveals the construction of donkeys as zootouristicresources and the ethical implications of this social construction given the commodification of these non-human animals.
Keywords:animal tourism;non-human animals; heritage; animal ethics;animal geography.
En México,al burro (Equus africanus asinus), seleha mercantilizado comoanimal de trabajo yrecurso turístico,y su imagen se ha vuelto parte del patrimonio y de la identidad colectivaenal menos dos localidades. Por un lado, el burro-cebraha sido pintado con rayas para simular una cebra africanayestá amarrado a una carreta paraque los turistas que visitan Tijuana se fotografíen vestidos con un poncho mexicano y con un sombrero tradicional para llevarse un suvenir de esta ciudad fronteriza. Enla Feria del Burro en Otumba, los burros son los protagonistas de diferentes espectáculos y deportes que refuerzan las relaciones de dominio entre humanos y animales. Este artículo, elaborado a partir de métodos y técnicas cualitativas,revela la construcción de los burros como recursos zooturísticos y las implicaciones éticas de esta construcción social dada la mercantilización de estos animales no humanos.
Palabras clave: zooturismo; animales no humanos; patrimonio; ética animal;geografía de los animales.