O estudo de caráter teórico-prático aqui apresentado tem como objetivo investigar processos tecnológicos que ampliem a interatividade de pessoas com deficiência com objetos artísticos. A partir de metodologia de cunho qualitativo, a investigação foi iniciada considerando a experiência do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão com o desenvolvimento de maquetes táteis para públicos especiais em museus de artes. Buscamos propiciar processos de maior interação direta entre público e objeto artístico considerando as contribuições do grupo Sopro Coletivo, formado por pesquisadores, artistas e estudantes de arte, que elaboraram um conjunto de propostas artísticas a fim de possibilitar acessibilidade estética por meio de tecnologias para públicos especiais. Como resultado, obtivemos a criação de quatro objetos artísticos que inicialmente foram pensados separadamente mas que, no amadurecimento do trabalho, foram articulados em forma de circuito estético.
The theoretical-practical study presented here has as objective the investigation of technological processes that enhance the interactivity between persons with impairments and artistic objects. Based on a qualitative methodology, this investigation was started considering the experience of the “Education, Art and Inclusion Research Group” with the development of tactile scale models for special needs public in art museums. We strove to provide a direct interaction between this public and the artistic object considering the contribution made by the group “Sopro Coletivo”, composed by researchers, artists and art students who compiled a set of artistic proposals with the goal of enabling aesthetic accessibility by means of technologies oriented for special need public. As a result we had the creation of four artistic objects which were initially conceived separately, but as the work matured they were articulated in the form of a aesthetic circuit